Maserati Levante: SUV de luxo será lançado em Genebra
Foto: Maserati Levante: SUV de luxo será lançado em Genebra
Mais uma novidade no mercado das SUV, a Maserati irá lança no salão de Genebra, a Levante. Modelo de luxo da categoria que conta com suspesão eletrônica, 4x4 e opção a diesel. Com relação ao nome escolhido a montadora afirmou que remeteu a um vento que sopra do Mediterrâneo e que pode mudar de suave para um vendaval em um instante.
Com promessa de lançamento no mercado europeu ainda na metade do ano, a montadora vinha devendo um modelo de luxo há alguns anos. Amadurecido do Kubang, o Levante já começou a ser fabricado em Turin, na Itália.
A Maserati guardou maiores novidades para Genebra, mas já disponibilizou algumas informações como a opção por gasolina ou diesel, além da suspensão eletrônica que o Levante terá equipado com diferentes níveis de ajuste, tração integral nas quatro rodas e transmissão automática de oito velocidades.
O visual do carro conta com uma grade frontal bem pronunciada e quatro saídas de escapamento na traseira, seguindo o estilo dos modelos esportivos. Com relação ao motor, informações contam que o modelo terá duas configurações do motor 3.0 V6 (que estarão presentes nas versões 350 e 450) e um motor 3.6 V6 movido à diesel.
Com esses dados divulgados, o Levante 350 levará 6,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, podendo atingir até 243km/h e o Levante 450 levará 5,2 segundos para chegar aos 100 km/h podendo atingir 264 km/h. Enquanto a versão diesel precisaria de 6,9 segundos para atingir os 100 km/h e acelerando até 230 km/h.
A Maserati informou ainda que o Levante não tem só o modelo SUV, ele promete também “dirigibilidade sem comparação mesmo em terrenos de baixa aderência e excelente performance offroad".
O passageiro central conta com cinto de dois pontos
Teto solar elétrico é opcional
Estilo é o mesmo desde 2006, quando sofreu uma reestilização
Acabamento interno é feito com material que aparenta boa qualidade
Linhas da carroceria são agradáveis, com discreta elevação da linha de cintura
Motor 1.6 VHT é o mesmo, com 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm, respectivamente com gasolina e com álcool
Ajuste dinâmico prioriza a estabilidade
Comandos de travas, vidros e retrovisores estão bem posicionados na porta
Porta-malas possui 250 litros de capacidade
Volante opcional engloba "paletas" para a troca de marchas e controles como o do viva-voz
Interior da versão Attractive é mais simples, ainda assim, bem acabado
No painel central, o novo aparelho de som, com botão on/off no meio, se destaca
Versão Essence, equipada com câmbio Dualogic, opcionalmente, possui acabamento requintado e de bom gosto
Detalhe do novo motor E.torQ
Versão de entrada, Attractive, usa o já conhecido motor Fire 1.4
Na dianteira também não houve alterações
Além dos grafismos e desenhos da roda, nada mais difere o Punto 2010 do 2011 externamente
Apresentação do Punto 2011 para a imprensa aconteceu na nova fábrica de motores FPT, em Campo Largo, no Paraná
Todas as versões ganharam novas rodas de liga exclusivas
Emblemas que identificam versão e motorização ganharam novas fontes e subiram alguns centímetros na tampa do porta-malas
Versão Essence vem com motor E.torQ 1.6 ou 1.8, ambos 16V
Punto Sporting também terá opção de câmbio Dualogic