No último sábado (11), morreu Mauro Bento Dias Salles, publicitário com vasta experiência no setor automobilístico. Mauro Salles, como era conhecido, tinha 90 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 4 dezembro, em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos. Ele foi enterrado neste domingo (12), em cerimônia reservada aos familiares.
Mauro Salles era jurista por formação, mas dedicou a vida à paixão pelos automóveis. Chegou a ser piloto de corridas durante um breve período, ainda na juventude. Na década de 1960, quando era diretor de redação do jornal O Globo, se empenhou na criação de um caderno semanal dedicado a veículos, que circula até hoje: o Carro e Etc.
Mauro Salles e a arte de dar nome aos carros
Porém, foi depois de criar a própria agência de publicidade, em 1966, que Mauro Salles deixou as mais célebres criações para o setor automobilístico. A serviço da Willys Overland, batizou o icônico esportivo Interlagos, além do Itamaraty, versão de luxo do sedan Aero, e do Teimoso, configuração despojada do Gordini.
Em 1967, a Ford adquiriu as operações da Willys Overland no Brasil, e Mauro Salles passou a atuar para a marca. Um dos mais célebres produtos batizados por ele foi o Corcel, cuja matriz estadunidense pretendia chamar de... Pinto, em alusão a uma raça de cavalos. O publicitário também deu nome a outros veículos marcantes, como Belina, Del Rey e Verona.
Entre 1999 e 2007, foi colunista da revista Quatro Rodas, onde dedicava-se aos carros antigos, que constituíam outra paixão. Mauro Salles era antigomobilista e, na publicação, relembrava experiências pessoais e de bastidores relacionadas ao tema.
Ao longo dos últimos 16 anos, Mauro Salles lutou contra uma encefalite herpética. Ele deixou a esposa Maria Tereza Avelar Antunes, com quem foi casado por 64 anos, além de quatro filhos, 10 netos e 10 bisnetos.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Ford Corcel:
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!