A Mercedes-Benz anunciou que começará a vender, até a segunda quinzena de junho, a linha 2012 do E 500 Guard, o sedã que já sai blindado de fábrica. O preço do modelo será de R$ 423,5 mil, pouco acima da linha 2011, que ainda é vendido na rede autorizada por R$ 421,5 mil.
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Por fora, quase nada mudou em relação ao 2011, pois a grande jogada da Mercedes para o E 500 Guard 2012 está debaixo do capô. O propulsor 5.5 V8 de 388 cv foi substituído por um V8 4.6 litros que desenvolve 408 cv, seguindo o conceito Blue Efficiency, trazendo mais potência e torque em um motor menor.
Embora o modelo chegue em junho nas concessionárias brasileiras, a unidade de Belo Horizonte, por exemplo, ainda comercializa a versão 2011, que chegou à revenda há apenas 30 dias. É a primeira unidade Guard que a Mercedes envia ao distribuidor. Outra cocnessionária que mantém uma unidade do E 500 Guard 2011 em estoque é a autorizada de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O valor pedido pela unidade é de R$ 420 mil.
O público brasileiro conheceu a nova versão pela primeira vez na LAAD Security 2012, feira de segurança que terminou no último dia 12, no Rio de Janeiro. A Mercedes informou que o maior mercado para esse modelo no Brasil está em São Paulo e no Rio de Janeiro, por razões óbvias de segurança. Os clientes do blindado são empresários, políticos e personalidades que prezam pela segurança nos grandes centros urbanos.
Custando cerca de R$ 50 mil a mais do que a versão sem blindagem, o E 500 Guard consegue manter um preço competitivo entre o segmento de sedãs grandes de luxo importados por que é o único modelo Mercedes montado no México que vem ao Brasil. Assim, ficou isento do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do imposto de importação devido ao acordo comercial entre Brasil e México.
Vantagens da blindagem de fábrica
Em lugar de instalar em um veículo pronto os elementos protetores nas portas, parede traseira, painéis laterais, forro do teto e parede de fogo, entre outros, eles são totalmente integrados à carroceria durante o processo de produção. Isto cria uma couraça blindada ao redor de todo o compartimento de passageiros. Elementos estruturais da moldura do teto, as frestas das portas, a montagem dos espelhos retrovisores externos e outros componentes são incorporados a esse conceito de segurança. Especialistas verificam que cada ponto fraco em potencial esteja completamente protegido: nas frestas das portas e nas juntas entre áreas metálicas e vidros, elementos superpostos impedem que projéteis penetrem o interior. A proteção chega até mesmo em pontos onde o acesso após a produção do carro seria impossível, segundo o fabricante.
Outra vantagem da proteção integrada especial é que os elementos atuam como reforços na estrutura da carroceria, em vez de causarem tensões adicionais. O design integrado do carro implica que quaisquer reforços na estrutura da carroceria necessários devido ao peso dos elementos protetores possam ser integrados desde o começo da fabricação. Esses reforços incluem os suportes da suspensão ou dobradiças das portas e molduras das janelas reforçadas, por exemplo. As molduras das janelas seguram os vidros laterais especiais, revestidos internamente com uma resistente camada de policarbonato, enquanto as dobradiças têm que atuar em portas cujo peso pode chegar a mais de 150 quilos, devido ao equipamento de proteção especial.
A célula dos passageiros do E 500 Guard são revestidas por uma armadura de materiais combinados de vidro e plástico, aço especial de alta resistência ou compostos especiais de aço e plástico.
O nível de blindagem do modelo é chamada de VR4, ue engloba desde armas portáteis como as comumente utilizadas na criminalidade urbana, até calibres equivalentes ao Magnum .44.
Por fora, quase não há diferença entre o sedã blindado e seu equivalente de série normal. Especialistas em segurança afirmam que os usuários de veículos blindados, devem evitar que essa informação seja pública, embora alguns modelos deixem as características da blindagem visíveis.
Botão pânico
Basta o toque de um botão para ativar um sistema de alarme a partir de qualquer um dos bancos. Imediatamente as portas são bloqueadas, os faróis, lanternas e luzes de pisca começam a pulsar intermitentemente e um sinal acústico é emitido. Um sistema de comunicação permite o contato com o exterior sem necessidade de abrir portas ou janelas. Outro detalhe é o dispositivo iluminado para abertura de emergência da tampa do porta-malas. Basta apenas um movimento e, mesmo com a tampa do porta-malas bloqueada por fora, ela se abre, permitindo a saída em uma emergência.
Portas
Os vidros e mecanismos de abertura são integrados por meio de uma técnica especial. Nas portas da frente, podem ser abertos por inteiro e nas de trás, quase completamente. Outra particularidade é a excepcional qualidade óptica dos vidros laminados com policarbonato. Além disso, é fornecido de série um sistema de aquecimento do vidro traseiro que, segundo a Mercedes, proporciona ótima visibilidade em qualquer condição climática.
Novo motor
O E 500 Guard BlueEfficiency conta com um motor de oito cilindros em V com potência de 408 cv e torque máximo de 600 Nm, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, de acordo com dados do fabricante. O carro é equipado, de série, com o câmbio automático de sete marchas 7G-Tronic Plus, que permite ao condutor uma capacidade de resposta mais direta do automóvel em relação a alterações no pedal do acelerador. Devido aos pneus tipo run-flat, sua velocidade máxima é limitada a 240 km/h.
Concorrentes
Quem também oferece modelos blindados de fábrica é a BMW, com o SUV X5 e o sedã Série 5, porém a marca não mantém esses carros em estoque e a encomenda pode deixar o comprador alguns meses esperando.