Ambos são importados e disputam o mesmo segmento, mas serão produzidos dentro de dois anos no Brasil: o Mercedes CLA 200 (fábrica sendo construída em Iracemápolis – SP) é o três volumes do Classe A hatch, enquanto o A3 Sedan deriva do A3 hatch (fábrica do grupo sendo ampliada em São José dos Pinhais – PR).
VEJA FOTOS DO MERCEDES-BENZ CLA 200
Colocando os dois alemães frente a frente, eles acabam praticamente empatados. Mas o Audi leva vantagem por custar R$ 34 mil menos que o Mercedes “First Edition”. Melhor aguardar a “Second Edition”...
ESPAÇO Suas medidas são semelhantes, com ligeira vantagem para o Mercedes. Entretanto, seus 17cm a mais de comprimento só aparecem no porta-malas, 45 litros maior. Na cabine, o CLA 200 fica devendo espaço e ainda tem o teto muito inclinado atrás (para obter o efeito sedã/cupê) que faz o passageiro mais alto no banco traseiro esbarrar a cabeça no teto.
MOTOR O Audi dá show de tecnologia com motor 1.8 de 180cv, sistema duplo de injeção (direta e indireta) e sistema Audi Drive que permite ao motorista definir seu comportamento dinâmico. O CLA 200 peca pelo motor 1.6 de 156cv, com desempenho apenas razoável, e “come poeira” do A3, que pesa 135kg menos. Ambos com tração dianteira, câmbio automatizado do tipo dupla embreagem de sete marchas e direção elétrica.
ESTILO Ambos modernos e derivados de um hatch, mas o CLA é mais arrojado, chamado de “Baby CLS” pelo estilo tipo cupê de quatro portas introduzido pela Mercedes no grande CLS em 2003. A marca diz ser o “carro que seu pai provavelmente não dirigiria”. Mas o preço, só se o avô entrar com algum...
INTERIOR Dois típicos alemães de luxo, com acabamento impecável, mas o Mercedes tem ares mais joviais e esportivos, sugerindo o que ele não é de fato. Ambos com tela multimídia no painel, mas (ponto para o Audi) a do CLA não se recolhe.
FICHAS TÉCNICAS
» CLA 200
Motor – Dianteiro, de quatro cilindros, 1.595cm³ de cilindrada, turbo, a gasolina, de 156cv de potência a 5.300rpm e torque de 25,5kgfm de 1.250rpm a 4.000rpm
Transmissão – tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas
Desempenho – velocidade máxima de 230km/h e aceleração até 100km/h em 8,5 segundos
Dimensões (metros) – Comprimento: 4,63; largura, 1,77; altura, 1,43 e distância entre-eixos: 2,69
Porta-malas – 470 litros
» AUDI A3 SEDAN
Motor – Dianteiro, de quatro cilindros, 1.798cm³ de cilindrada, turbo, a gasolina, de 180cv de potência de 5.100rpm a 6.200rpm e torque de 25,5kgfm de 1.250rpm a 5.000rpm
Transmissão – tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas
Desempenho – velocidade máxima de 235km/h e aceleração até 100km/h em 7,3 segundos
Dimensões (metros) – Comprimento: 4,45; largura, 1,79; altura, 1,41 e distância entre-eixos: 2,63
Porta-malas – 425 litros
QUEM CASA COM ELA?
A Mercedes não esconde que o CLA desprovido de alguns penduricalhos chega ao mercado nacional dentro de alguns meses bem mais barato
O novo CLA não tem nada de baratinho, pelo contrário: tudo indica que os diretores da Mercedes no Brasil fazem pouco caso da inteligência do consumidor brasileiro. O CLA 200 é o menor sedã da linha, derivado do Classe A hatch, que custa (aqui) R$ 116 mil. O Classe C sedã, uma categoria acima, tem preço de R$ 125.900. Como está em fim de linha (o novo já foi apresentado no Salão de Detroit), é ofertado por R$ 110 mil. O Audi A3 Sedan, concorrente direto do CLA, custa R$ 116.400.
Então, o preço do CLA 200 deveria estar em torno de R$ 120 mil a R$ 125 mil. Por que R$ 150.500? Porque na Europa o carro tem preço semelhante aos concorrentes e a produção está toda comprometida. Decidiu-se então “enfeitar” e encarecer o CLA no Brasil com alguns penduricalhos (sistema GPS, por exemplo, que o Audi A3 não tem de série) para restringir suas vendas aqui a 1.400 unidades no ano. Só mesmo para quem é muito aficionado pela estrela de três pontas, pois oferece menos e custa R$ 34 mil mais que os quatro anéis.
Quem não quiser levar o Audi, é só esperar alguns meses, pois o CLA vai chegar por cerca de R$ 30 mil mais barato. O salgado preço de lançamento se restringe a uma inventada First Edition, mas a Second vem aí. É a versão Mercedes de “Quem quer casar com a Dona Baratinha?”: puseram fita no cabelo, mas o dinheiro vem da caixinha do candidato....