De Campos do Jordão, SP - O modelo passou por modificações de estilo, ganhou interior ainda mais requintado e pacote de itens que promete enfatizar sua eficiência energética, resultando em menores consumo de combustível e emissão de poluentes. As novas linhas do SUV são mais aerodinâmicas. Lançada em 1997, a Classe M chega a sua terceira geração com estilo moderno e ainda mais esportivo. Apresentada na Europa no ano passado, só agora desembarca no mercado brasileiro. Com linhas alongadas e vincos acentuados no capô, o modelo ficou com visual mais agressivo e menos careta, mas sem dispensar a robustez. O para-brisa com acentuada inclinação destaca o aspecto aerodinâmico, que se completa com a descaída da parte traseira do teto. As lanternas traseiras bipartidas contam com LEDs e o para-choque tem saia inferior, com detalhe cromado. E para reforçar a esportividade, rodas de liga leve de 20 polegadas.
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O interior ficou ainda mais requintado e espaçoso. Os bancos dianteiros longos com apoios laterais contam com ajustes elétricos e memória. O banco traseiro tem apoios de cabeça com ajuste de inclinação e encosto totalmente rebatível, juntamente com os assentos, formando uma ampla plataforma para carga. Com o banco na posição normal, o porta-malas tem capacidade de 770 litros.
As linhas alongadas do novo ML resultaram em um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,32, melhorando a performance do SUV em vários aspectos. Associado a esse importante detalhe, o modelo conta com o pacote de recursos denominado BlueEFFICIENCY, que inclui a nova transmissão automática 7G-Tronic Plus, com novo conversor de torque, direção com assistência elétrica, correia de transmissão otimizada com desacoplamento e pneus de baixa resistência à rolagem, todos contribuindo para a redução de consumo de combustível.
EQUIPAMENTOS Para garantir boa performance no fora de estrada, o novo ML passa a contar com suspensão de aço, que oferece amortecimento seletivo, além de componentes já conhecidos, como a tração permanente 4Matic, controle eletrônico de tração (4ETS) e um botão off-road que aciona um modo especial de condução para essa condição. Conta ainda com o Downhill Speed Regulation (DSR), que mantém a velocidade em descidas.
No quesito segurança, a ML 350 traz pacote completo, que inclui conjunto de airbags, ativados de acordo com a gravidade do acidente, freios Adaptive Brake, com ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), controle de tração na aceleração (ASR), assistente de freio (BAS), assistente de partida na subida (HAS). Além disso, o modelo conta com detector de sonolência Attention Assist, sistema de segurança por antecipação Pre-Safe e sistema de alerta para perda de pressão nos pneus.
O ML 350 BlueEFFICIENCY Sport traz de série sistema multimídia Comand Online com GPS e tela de alta resolução de sete polegadas, permitindo acesso à internet, DVD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e teclado telefônico. O modelo tem preço sugerido de R$ 335 mil.
A Mercedes já comercializa a ML inicialmente em pacote único, sem opcionais. Concorrente direto é a BMW X5. Versão a diesel só depois que tiverem a certeza de que o país terá muitos postos com o diesel S50. A expectativa é vender 250 unidades até o fim do ano. E no segundo semestre haverá mais novidades, como a ML 63 AMG, equipada com motor V8 de 525cv. E até o Salão do Automóvel de São Paulo a marca vai trazer para o Brasil a nova Classe B, o novo GLK e o Smart com face lift.
DIRIGINDO Comparada com a geração anterior, a nova Mercedes-Benz ML está um pouco maior e mais larga, com a suspensão ligeiramente mais baixa e visual mais esportivo. Na prática o SUV mantém o equilíbrio característico entre conforto e segurança. No curtíssimo test drive na apresentação do modelo, foi possível perceber que a ML tem comportamento agressivo na estrada, com respostas rápidas nas acelerações. O potente motor garante arrancadas e retomadas de velocidade eficientes, e o câmbio automático de sete marchas realiza trocas suaves, sem trancos. A eletrônica auxilia com controles de tração e estabilidade, tração permanente e outros elementos que garantem o carro na mão o tempo todo. No fora de estrada a situação é a mesma e, apesar de não ter pneus adequados para a terra, o modelo se saiu bem em situações de piso escorregadio, descidas acentuadas de rampa e em inclinações laterais. As suspensões garantem o equilíbrio entre a estabilidade e o conforto, filtrando bem as irregularidades do solo.