Como parte da nova estratégia da Mercedes-Benz que entrou em vigor em 2022, um novo modelo compacto - semelhante ao Classe A - deve ser lançado em 2024. A produção será na fábrica de Kecskemét, na Hungria, após o investimento de 1 bilhão de euros feito pela marca alemã.
Além disso, segundo informação apurada pelo site Automotive News Europe, Ola Källenius, o CEO da Mercedes-Benz, enfatizou que, mesmo que a marca continue dando prioridade aos modelos mais luxuosos e com margem de lucro mais alta, o compromisso com os compactos está mantido.
"A resposta curta [para a continuação da venda de compactos pela Mercedes-Benz] é sim. Mas vamos nos concentrar nos modelos que acreditamos ser os de maior sucesso em todo o mundo. Podemos até mesmo antecipar este futuro ainda neste ano".
Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz
O novo Mercedes-Benz compacto deve chegar como "modelo de entrada de luxo", sendo então mais "popular". A imagem de teaser mostrava uma silhueta de um carro de quatro portas, cujas linhas são de autoria de Gorden Wagener, o designer chefe da marca.
Ainda de acordo com Ola Källenius, uma prévia mais concreta deste novo veículo poderia ser divulgada ainda em 2023.
Compacto da Mercedes vai estrear nova arquitetura
O futuro modelo de entrada da Mercedes-Bens será o primeiro veículo da marca a utilizar a plataforma MMA, sigla para Mercedes Modular Architecture, a nova arquitetura da marca que é capaz de acomodar tanto motores elétricos quanto a combustão.
A Mercedes-Benz vende atualmente sete modelos compactos na Europa construídos sobre a antiga plataforma MFA2: Classe A, Classe B, Classe A Sedan, CLA Coupé, CLA Station Wagon, GLA (mais a EQA EV) e GLB (mais a EQB EV).
Com o novo compacto, o Mercedes-Benz Classe A deverá sair de linha, já que a empresa planeja acabar com três de seus atuais compactos e reduzir a gama de sete para quatro modelos nos próximos anos.
Há rumores de que o hatchback Classe A, o Classe A Sedan e a minivan Classe B serão descontinuados.
Veículo custará mais caro
Mesmo como modelo de entrada, espera-se que o novo compacto da Mercedes-Benz chegue com preço mais alto. Segundo Kallenius, isso acontecerá para tornar a margem de lucro do modelo mais próximas da meta geral de 14% da marca. Ela está, hoje, ligada, em sua maioria, aos veículos maiores (do Classe C em diante).
Em compensação, o compacto deverá vir com mais conteúdo tecnológico. Isso incluiria a adoção de inovações reveladas no conceito Vision EQXX.
Sendo assim, se for o caso de nem os atuais compactos da Mercedes-Benz caberem no seu bolso, não pense que, para o novo de 2024, a história será diferente... Infelizmente.
O VRUM já testou um Mercedes C-200 AMG Line 2022; confira o vídeo!