A Mercedes-Benz vai incrementar a produção de veículos comerciais no Brasil com o auxílio da planta de Juiz de Fora a partir de 2011. A fábrica, inaugurada em 1999 para abrigar a produção do subcompacto Classe A, irá complementar a planta de São Bernardo do Campo em São Paulo. Até 2012, a capacidade do centro de produção paulista irá ser ampliado para 75 mil unidades. De acordo com a marca da estrela de três pontas, o potencial de crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de veículos comerciais irá demandar mais do que a fábrica paulista pode entregar. "Essa expansão é a melhor opção para aumentarmos a nossa rede de produção de veículos comerciais no país", assegura Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
O anúncio é uma resposta ao ultimato do governo mineiro que exigia a retomada de produção da planta de Juiz de Fora (leia a reportagem publicada no Vrum na última sexta-feira dia 26/03 no link ao final da matéria). "A Mercedes assume o compromisso de até agosto estar iniciando obras já neste sítio para fabricar em Juiz de Fora caminhões, ônibus e vans", afirmou Aécio Neves, governador de Minas Gerais, em Juiz de Fora na manhã de hoje.
Atualmente, a linha estava restrita a montagem do CLC, um cupê médio derivado da antiga geração do Classe C, destinado primariamente aos mercados europeus. Desde a sua inauguração, a fábrica de Juiz de Fora acumulou cerca de 140 mil unidades de carros de passeio produzidas, pouco para a capacidade anual de 77 mil carros que registra atualmente uma ociosidade de 80%. Ainda não foram definidos quais modelos comerciais serão fabricados em Minas Gerais.
CRONOLOGIA DA FÁBRICA MINEIRA
DEZEMBRO DE 1996
>> Assinatura do contrato com o governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Juiz de Fora
ABRIL DE 1997
>> Início da construção da planta
FEVEREIRO DE 1999
>> Primeiro exemplar do Classe A
ABRIL DE 1999
>> Inauguração da fábrica, com o então diretor da Mercedes em Juiz de Fora, Gotz Kirchner; o vice-presidente da República, Marco Maciel; e o governador mineiro, Itamar Franco
MAIO DE 2000
>> Início do Projeto da Classe C
2001 ATÉ 2004
>> Primeira fase de produção do Classe C, com 19.386 veículos
AGOSTO DE 2005
>> Decontinuidade da produção da Classe A
2005 ATÉ FEVEREIRO DE 2007
>> Segunda fase de produção do Classe C, com 8.808 veículos
Leia a matéria do Vrum sobre a planta de Juiz de Fora.