A Mercedes-Benz criou um conceito especialmente para o Salão de Pequim, que abre as portas à imprensa no próximo dia 23 e segue até o dia 2 de maio. O conceito Shooting Break está para o novo CLS como o ConceptFASCINATION - do Salão de Paris de setembro de 2008 - esteve para o novo Classe E. Ou seja, as linhas gerais, com capô alongado e "focinhudo", linha de cintura elevada e área envidraçada diminuta são uma prévia da segunda geração do cupê de quatro portas, que inaugurou um novo estilo quando foi lançado em 2004.
A inspiração para o desenho e denominação veio das antigas peruas de caça britânicas, que eram adaptadas artesanalmente de modelos exclusivos como Aston Martin, Bentley ou Jaguar, mas também possuíam versões menos burguesas, criadas com base em carros da Rover, sempre com um ar esportivo. Na Shooting Break, a esportividade está clara no longo capô e na queda contínua da linha do teto. A pequena área envidraçada é evidenciada pela moldura em alumínio polido. E a linha de cintura muito elevada é definida pela própria marca como "exagerada".
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O passado se faz presente em detalhes como o nariz destacado, inspirado na frente do novo SLS AMG, mas que assume a função de elemento deformável em caso de atropelamento. E também nos para-lamas traseiros ressaltados, um recurso do novo Classe E cuja origem remete ao Mercedes Ponton, o primeiro três volumes da marca, lançado em 1953. Até mesmo a fonte escolhida para o nome do carro é a mesma utilizada pela marca na década de 1920.
High tech
Como um bom conceito, a Shooting Break também traz algumas inovações que em breve estarão nas ruas com a marca da estrela de três pontas, afora o desenho. A começar pelos faróis feitos integralmente em LEDs, uma primazia. As peças são compostas por três camadas, em um total de 71 diodos. A superior é responsável pelas luzes de posição, enquanto a intermediária fica com o faixo baixo e a inferior com o principal, alto, e as funções noturnas, destacada para iluminar à distância. Os faróis são do tipo adaptativo e contam com cinco funções distintas: para o campo, em vias sem iluminação, para rodovias, em geral iluminadas, para neblina, curvas e esquinas.
A outra inovação está sob o longo capô. Trata-se do precursor da nova geração de motores em "V" da marca. O V6 3.5 conta com tecnologia BlueEfficiency para maior eficiência energética. O bloco entrega 306 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, contra os 292 cv e 37,2 kgfm do atual de mesma litragem. Para diminuir o consumo e emissões, o carro conta ainda com o sistema Start/Stop, que desliga o motor em paradas no trânsito e o liga ao se pisar no acelerador ou ao se soltar o freio.
Ambientação nobre
O interior não desagradaria o aristocrático público das shooting brakes originais. Com um largo console central de madeira e couro por todos os lados, o conceito acomoda quatro passageiros em poltronas individuais. O luxo está presente até no porta-malas, cujo piso foi feito em ripas de carvalho divididas por alumínio polido, uma construção artesanal cuja técnica e estilo remete aos iates italianos clássicos. O compartimento não deve levar espingardas, para o alívio dos ambientalistas e das raposas vermelhas, mas conta com compartimentos laterais revestidos em couro. Um requinte que deve estar presente no novo CLS, que será apresentado no segundo semestre do ano.
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