UAI

Conheça o significado das siglas que nomeiam os carros da Mercedes-Benz

GLA, GLE, SLC, descubra o que cada uma das letras significa

Publicidade
Nomeados por siglas, os carros da Mercedes-Benz ganharam um sistema novo de nomenclatura em 2016
Nomeados por siglas, os carros da Mercedes-Benz ganharam um sistema novo de nomenclatura em 2016 Foto: Nomeados por siglas, os carros da Mercedes-Benz ganharam um sistema novo de nomenclatura em 2016

Atualizado há oito anos, a Mercedes-Benz adotou um sistema próprio de nomenclatura dos seus veículos. A atual versão usa quatro "classes" como raiz do sistema – sendo elas A, B, C, E e S –, designando o porte, e outras três para designar os nomes dos modelos derivados – sendo elas G, CL e SL.

Ou seja, o novo sistema adotado pela Mercedes-Benz em 2015 usa de uma a três letras maiúsculas para designar o modelo e a categoria, e uma letra minúscula no fim dos nomes para indicar a motorização. Confira a seguir os detalhes dos significados dos nomes dos modelos e versões.

Confira o que a combinação das letras significa

Nomes dos modelos

A designação de cada variação dos cinco modelos/base Classe A, B, C, E e S é antecedida por uma sigla com duas letras maiúsculas. Ou seja, no caso dos SUVs da Mercedes-Benz, todos os nomes terão como primeiras letras a sigla GL. Segundo a montadora, esse seria um tributo ao Classe G, o off road clássico da marca.

Já para os cupês de quatro portas, a nomenclatura será semelhante. Nesse caso, as duas primeiras letras serão CL e a terceira denotará a classe, como CLA para a versão cupê do Classe A ou CLS e CLE, como variação dos Classe E e S.

Por fim, os conversíveis esportivos da Mercedes-Benz, também conhecidos como roadsters, são identificados pelas iniciais SL. Esse é o caso do SLK, que se tornou SLC após a mudança do sistema de nomenclatura.

Nomes das versões dos Mercedes-Benz

As versões com diferentes tipos de propulsão serão identificadas por uma letra minúscula após o nome. Os motores a diesel serão identificados pela letra D (substituindo os antigos BlueTEC ou CDI). Os elétricos trarão a letra E, ao invés de Plug-in Hybrid ou Electric Drive.

Os Mercedes-Benz com motorização híbrida serão identificados pela letra H, e os movidos por células de hidrogênio pela letra F, de fuel cell. Já os tradicionais motores a gasolina não trarão nenhum identificação específica.

Já os números neste novo sistema da Mercedes-Benz deixaram de indicar a cilindrada, e passaram a identificar faixas de potência, porém, sem relação direta entre os números.

E as Mercedes AMG e Maybach?

Diferente dos outros nomes da Mercedes-Benz, a AMG e a Maybach não são versões ou modelos. Ambas foram incorporadas pela marca e se tornaram submarcas, formando a Mercedes-AMG e a Mercedes-Maybach.

A AMG é a divisão esportiva da Mercedes-Benz, responsável pelo desenvolvimento de veículos de altíssima performance. Já a Maybach é a divisão focada nos automóveis de altíssimo luxo, superando os já luxuosos carros da Mercedes-Benz.