São Bernardo do Campo (SP) – Pouco explorado no Brasil o segmento de comerciais médios ganha novo representante que pode mudar este cenário. Sucesso no mercado europeu, onde este tipo de veículo tem grande aceitação, o Mercedes-Benz Vito chega ao país já na segunda geração e importado da Argentina, conforme antecipou o Vrum. São quatro as versões: furgão 111 CDI com motor 1.6 turbodiesel de 114cv (básico a R$ 104.990 e R$ 109.990 com ar-condicionado frontal e traseiro) e Tourer 119 2.0 turbo flex de 184cv (R$ 129.990 na configuração Comfort 8 passageiros %2b motorista e R$ 139.990 na Luxo 7%2b1). Todos podem ser dirigidos por motoristas com carteira de habilitação da categoria B. Por outro lado só há o câmbio manual de seis marchas. O motor flex é o mesmo da família que equipará Classe C e GLA nacionais assim que a fábrica em Iracemápolis, no interior paulista, for concluída no primeiro trimestre de 2016.
Quadradão, o Vito se destaca no design pela seção frontal (faróis, grade e para-choque) em sintonia com a linha de automóveis da Mercedes-Benz. Na configuração passageiros, a versão Luxo se diferencia pelo para-choque na cor do veículo (nos demais as peças são de plástico preto), faróis de neblina e rodas de liga leve, além do volante multifuncional e das poltronas com inclinação individual. O furgão tem capacidade para transportar até 1.225 kg com 6 m³ de volume de carga.
“A versão furgão serve para entregar em qualquer lugar, como um shopping center. Vai onde a Sprinter não acessa. A gente enxerga que este é um mercado não explorado. Foi assim quando lançamos a MB 180D (van argentina que antecedeu a Sprinter) em 1994. O foco de vendas do Vito é a pessoa jurídica”, sustenta o gerente sênior de Vendas e Marketing de vans da Mercedes-Benz, Carlos Garcia.
Vito furgão 111 CDI
Pacote Além do amplo espaço interno com fixação Isofix e 990 litros de espaço para bagagem atrás da última fileira de bancos, na configuração passageiros, um dos pontos altos do novo comercial é a direção suave, com assistência elétrica. A alavanca da transmissão, contudo, é imprecisa ao se trocar as marchas, o que exige certa manha. De série há um interessante pacote de equipamentos de segurança, com assistentes de monitoramento de cansaço, partida em rampa e vento lateral, e controle eletrônico de estabilidade, com luzes de freio que sinalizam frenagem de emergência.
Um bom pacote que tem tudo para sacudir um segmento que começa em preço com a chinesa JAC T8 2.0 16v, também com câmbio manual, mas somente para sete passageiros – a concorrente teve o preço reposicionado de R$ 114.990 por R$ 91.990. As vendas do Vito começam em novembro na rede de concessionárias de veículos comerciais.
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz