Se você é uma pessoa minimamente informada acerca das últimas tendências do mundo moderno, com certeza, já deve ter ouvido falar do Chat GPT, uma Inteligência Artificial treinada para gerar conversas com informações/textos obtidos a partir do banco de dados da Internet. E, pelo o que parece, este novo invento que vem dominando práticas cotidianas das pessoas, fornecendo respostas e textos "prontos" para qualquer tipo de solicitação feita pelo usuário, também será aproveitado pelo segmento automotivo – a começar pela Mercedes, que pretende, em breve, usar a ferramenta em seus carros.
Em comunicado à imprensa, a fabricante revelou que resolveu incorporar o Chat GPT ao MBUX Voice Assistant, atual sistema de assistência por voz presente nos modelos da marca. Para efetivar o projeto, a Mercedes afirma estar trabalhando em conjunto com a Microsoft.
A nova tecnologia já entrará em fase de testes em julho, dando início ao programa "Beta", no qual 900 mil proprietários de modeos Mercedes poderão – caso queiram – receber o novo MBUX em seus veículos.
Se tudo der certo, o sistema servirá como uma espécie de complemento ao comando de voz mais básico da Mercedes, o “Hi, Mercedes”, de modo a tornar as respostas para as diversas questões mais naturais e intuitivas, assim como acontece no Chat GPT hoje. Além disso, o serviço de voz será mais "abrangente", oferecendo funções novas, como responder dúvidas gerais e até "conversar" com os usuários.
No entanto, a princípio, isso deve valer apenas para os carros Mercedes dos Estados Unidos. A GM também já manifestou a interesse em adotar o Chat GPT em seus veículos no futuro.
Mercedes promete que dados dos usuários serão protegidos
No que diz respeito aos riscos de dados expostos, a Mercedes tranquilizou as pessoas que estão servido aos primeiros testes. De acordo com ela, a privacidade em relação às informações pessoais eventualmente fornecidas pelos proprietários será preservada, assim como acontece com as funcionalidades atuais dos carros da marca.
Markus Schäfer, membro do conselho de administração do Mercedes-Benz Group AG, foi incisivo ao falar sobre o assunto:
“Nossos clientes sempre podem confiar em nós para garantir a melhor proteção possível de sua privacidade de dados. Tudo está sob um grande objetivo: redefinir o relacionamento com o seu Mercedes”.
Markus Schäfer,
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!