Para quem achou que as peruas tinham sido substituídas pelo grande sucesso dos SUVs, saiba que algumas marcas ainda não abriram mão do segmento. A Mercedes-Benz é uma delas! A fabricante alemã não só lançou o novo Classe C com uma versão perua, como manteve a versão SW viva também para o Classe E.
A marca, que provavelmente abandonará as SWs após 2030, trouxe para o mercado a nova Classe E Estate 2024. A perua segue de perto o Classe E Sedan W214, apresentado no final de abril, e estará disponível com uma série de recursos especiais para os motoristas que não aderiram aos SUVs. A nova perua chega ao mercado europeu por 50.800 mil euros (aproximadamente R$ 266 mil reais).
A proposta da nova perua é ser um carro familiar, com muito espaço interno e atrativos para todos os ocupantes. Dentre os recursos disponíveis estão três telas, uma câmera para selfies e integração com o TikTok. O jogo Angry Birds também está incluído, assim como o app Zoom, para conferências, usando a mesma câmera de vídeo interna montada no painel.
O que traz a Mercedes-Benz Classe E Estate?
A nova Mercedes-Benz Classe E Estate 2024 está maior em relação à geração anterior. A perua tem mais 22 milímetros na distância entre-eixos e 28mm na largura. Já no comprimento o carro cresceu 4mm, enquanto a altura aumentou em 1mm.
Além disso, a perua da Mercedes-Benz tem um porta-malas de 615 litros. Caso seja necessário mais espaço, os bancos podem ser rebatidos e a capacidade aumenta para 1.830 litros. Para o modelo híbrido plug-in, a capacidade será um pouco reduzida devido ao hardware adicional. Nesse caso, o volume diminui para 460 litros (ou 1.785 litros, após o rebatimento dos bancos traseiros). A tampa do porta-malas tem abertura elétrica.
A Classe E Estate vem com suspensão pneumática traseira de série e também oferece a opção de suspensão Airmatic de dois eixos. Inicialmente, na Europa, a Mercedes-Benz oferecerá a perua Classe E nas versões E200 e E220d, além do modelo híbrido plug-in E300e.
Quais os motores de cada versão da perua?
O E200 é equipado com um motor a gasolina de 2.0 litros turboalimentado, com 204cv de potência e 32,6kgfm de torque. Esse motor possui um sistema híbrido leve, com um pequeno motor elétrico de 23cv e 20,9kgfm. Com essa combinação, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 231 km/h.
Já o E220d é movido por um motor diesel de 2.0 litros, com 197cv e 44,9kgfm, também com sistema híbrido leve de 48V. Ele alcança os 100 km/h em 7,9 segundos e tem uma velocidade máxima de 230 km/h. Para aqueles que buscam mais potência, a Mercedes-Benz planeja lançar uma versão com motor diesel de seis cilindros posteriormente. Todos os modelos vêm com uma transmissão automática de nove marchas, que foi atualizada para ser menor e mais leve.
Motorização híbrida plug-in
Falando da versão híbrida plug-in, temos o E300e, que combina um motor turbo a gasolina de 2.0 litros com um motor elétrico adicional, resultando em uma potência combinada de 312cv. Segundo a Mercedes-Benz, esse modelo é mais rápido, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, com uma velocidade máxima de 227 km/h. Com uma bateria de 25,4 kWh, a autonomia elétrica no ciclo WLTP pode superar os 100 quilômetros.
A Mercedes-Benz também planeja lançar uma versão híbrida plug-in a diesel no futuro. Além disso, espera-se que sejam disponibilizadas versões esportivas pela Mercedes-AMG, embora ainda não se saiba se o motor V8 retornará.
Rumores sugerem que o modelo E63, a versão mais potente, poderá adotar um motor V6 híbrido plug-in com mais de 700cv, substituindo o V8. No entanto, essa informação ainda não foi confirmada. A E63 Estate enfrentará nova concorrência com a chegada da Audi RS6 Avant e o retorno da BMW M5 Touring, previsto para 2025.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas