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Mini apresenta linha 2010 na Europa

O pequeno modelo da marca britânica passou por mudanças mecânicas e ganhou, além de motores menos poluentes, mais rendimento na versão turbo

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A Mini apresentou na Europa a linha 2010 do seu emblemático modelo. As principais alterações abrangeram as motorizações a gasolina, mais opções de personalização e maior rendimento para as versões Cooper S. O motor 1.6 16V Turbo dos Mini mais endiabrados ganhou fôlego graças a adoção de uma turbina de duplo estágio ? um para baixos giros e o outro para altas rotações ?, injeção direta de combustível e comando de válvulas com abertura variável Valvetronic (vindo de outros modelos da BMW, dona da Mini). O propulsor passou a gerar 9 cv a mais de potência, em um total de 186 cv. O torque de 24,4 kgfm é entregue a partir dos 1.600 giros, em uma faixa que vai até os 5 mil rpm. Em curtos períodos, como em ultrapassagens, o torque é elevado para 26,5 kgfm. Com tudo isso, o pequeno carro vai de zero a 100 km/h em 7 segundos ? 7,3 e 7,5 nas versões Cabriolet e Clubman ? com velocidade máxima de 228 km/h. O motor também ficou menos beberrão ? 17,2 km/l de média, de acordo com a marca ? e poluentes, com emissões de 136 g/km de CO2 (dióxido de carbono).

O Mini Cooper 1.6 16V aspirado ? vendido no Brasil ? também recebeu o Valvetronic e injeção direta e passou a contar com mais 3 cv, em um total de 123 cv, com um torque de 16,3 kgfm aos 4.250 rpm. A aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em 9,1 segundos na versão hatch (9,8 s nas configurações Cabrio e Clubman), com 204 km/h de velocidade máxima. O consumo médio divulgado é de otimistas 18,5 km/l.

Além do início dos testes de campo com os Mini E, movidos a energia elétrica, a marca também busca menores emissões com a introdução de novos motores 1.6 nas versões mais baratas - não disponíveis no Brasil -, que substituem os 1.4 de origem PSA (Peugeot-Citroën). O modelo de entrada, Mini First, recebeu uma versão que gera 76 cv, a mesma potência do antecessor. O torque é o maior beneficiado pelo aumento de litragem, com um aumento de 14% para 14,2 kgfm. O First acelera de zero a 100 km/h em 13,2 segundos, com uma velocidade máxima de 175 km/h. Tudo com um consumo médio de 18,5 km/l de gasolina, com 127 g/km de CO2.

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O Mini One, por sua vez, passou a contar com 99 cv e 15,6 kgfm, o que o leva de zero a 100 km/h em 10,5 segundos, com uma boa máxima de 185 km/h. A versão conversível mais barata utiliza o mesmo 1.6 e é vendida por 14.995 libras esterlinas, o equivalente a R$ 43.206. Com um consumo médio declarado de 17,5 km/l e emissões de 133 g/km de CO2.

Em estética, os charmosos compactos passaram a contar com mais uma forma de personalização, com uma gama de cores batizada como Rainbow, que inclui, até mesmo, um tom que varia a coloração de acordo com a incidência de luz. Além disso, a versão Clubman passou a contar também com a série Graphite - foto superior -, de modelos pintados de cinza.