UAI

Mini Cooper chega totalmente elétrico na nova geração; veja o que mudou

Modelo será apresentado em Munique, Alemanha, e a chegada ao mercado está prevista para o ano que vem

Publicidade
Visual
Visual "Mini Cooper" clássico foi preservado Foto: Visual "Mini Cooper" clássico foi preservado

A Mini apresentou a quinta geração do icônico Mini Cooper, que, agora, chega totalmente elétrico. A apresentação pública do modelo está marcada para os próximos dias no Salão de Munique, na Alemanha.

O modelo também terá opções a combustão, mas elas estão previstas para chegar posteriormente. Pelo menos até o ano que vem, o Mini Cooper estará disponível em apenas em duas versões, E e SE, ambas totalmente elétricas.

Visual clássico foi mantido

No que diz respeito ao visual, a montadora optou por fazer apenas mudanças sutis, mantendo as linhas já tradicionais do Mini Cooper. Sendo assim, o estilo icônico que sempre foi a identidade do modelo foi preservado.

Na dianteira, por exemplo, os clássicos faróis circulares seguem presentes, mas com nova assinatura luminosa e disposição interna de luzes. A grade, por outro lado, ganhou novos contornos, perdendo o cromado clássico para um tom Vibrant Silver.

Na parte traseira do novo Mini Cooper, as lanternas em forma da bandeira do Reino Unido foram parcialmente mantidas, já que a disposição dos pontos de luz ficou menos explícita nesse sentido. Nessa parte, a mudança mais perceptível, porém, ficou por conta da retirada do icônico escape central.

A clássica carroceria de duas portas também segue viva, agradando especialmente os amantes mais puristas do modelo.

Mini Cooper EV não tem mais quadro de instrumentos

No interior da nova geração do Mini Cooper, o que mais chama a atenção é a ausência do quadro de instrumentos, que, a partir de agora, ficará integrado ao head-up display perto do para-brisa.

Outro destaque vai para a estreia da inédita central multimídia de 9,4 polegadas, sensível ao toque e com formato circular. A tela será de Oled, a mesma tecnologia utilizada em smartphones, e dividida em três seções diferentes: na parte superior, estarão disponíveis as informações de direção (velocímetro, autonomia, marcha selecionada, etc.); no meio, a tela será voltada ao infoentretenimento; por fim, na parte inferior, estarão os controles climáticos.

Duas versões e duas motorizações

Como dito, o novo Mini Cooper estará disponível, a princípio, em duas versões elétrica, a E e a SE. A primeira contará com motor de 184cv e 29,5 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100km/h em 7,3 segundos. Na segunda, serão 217cv e 33,6kgfm, com aceleração até 100km/h em 6,7 ??segundos.

Além disso, na variante E, a bateria será de 40,7kWh, fornecendo alcance elétrico de 305 quilômetros. Já na SE, a bateria de 54,2kWh rende alcance de 402 quilômetros.