Ele é um dos carros mais almejados por quem tem uma conta bancária bem recheada e pode possuir mais de um carro na garagem. Porém, a marca remodelou este ícone da indústria, que é um dos carros mais cobiçados no mundo do automóvel. Charmoso como de praxe, o novo Mini Cooper cresceu e passa a ter mais duas portas. Luxo, esportividade e comodidade são os principais requisitos da marca para conquistar o público que não se contenta com as dimensões reduzidas e ausência de portas para melhorar o acesso ao banco traseiro.
MEDIDAS Pela primeira vez com quatro portas, o Mini Cooper traz como carro-chefe medidas mais avantajadas. Com consideráveis alterações no espaço interno e externo, o novo carro terá quatro metros (16cm a mais que o modelo de duas portas) de comprimento e 2,56 metros (7,2cm a mais que o último modelo) de entre-eixos. Outras modificações no tamanho do carro também se destacam no acréscimo com relação ao duas portas: 6,1cm de espaço para os ombros; 1,5cm para o ajuste de cabeça; 1,1cm de altura; além do marcante aumento de porta-malas, que agora terá 278 litros de capacidade, 67 litros a mais que o Cooper duas portas.
MOTORIZAÇÃO Diferentemente das medidas, a motorização do novo Cooper permaneceu a mesma. Com as opções 1.5 turbo de 136cv e 2.0 turbo de 192cv a gasolina, haverá dois parâmetros para escolher a versão: uma rápida e outra bastante “agressiva”. Por sua vez, a Mini também deixa à disposição os modelos turbodiesel 1.5 de 116cv e 2.0 de 179cv, que não podem ser vendidos no Brasil por causa da legislação. Os câmbios, tanto manual quanto automático, de seis marchas, equiparão todas a versões.
QUANDO Com previsão de lançamento neste semestre na Europa, o Mini quatro portas deverá chegar ao mercado brasileiro no ano que vem. O preço ainda não foi divulgado. Hoje, o Mini Cooper mais barato no Brasil é a versão One, vendida por R$ 89.950. Ao lado do modelo Countryman, o Cooper é o segundo da marca a ter quatro portas.