Este ano tem Salão do Automóvel, evento que reúne milhares de pessoas, em São Paulo, para conferir as últimas novidades do setor. Até aí tudo normal, não há estranhamento. Porém, num dia frio de agosto, Porto Alegre sediou a 3ª Convenção Nacional de Colecionadores de Hot Wheels, no qual 80 expositores de todo o país reuniram parte de sua coleção de miniaturas de automóveis para mostrar aos cerca de 2 mil visitantes.
O publicitário Wendel Ribeiro Gontijo, de Uberaba, Triângulo Mineiro, foi um dos colecionadores que expuseram suas miniaturas no evento. Ele escolheu 200 de seu acervo de 3.500 unidades. Wendel participou de todas as convenções, e considerou esta edição a melhor, superando suas expectativas. ?Gostei muito das coleções antigas, com veículos mais clássicos. Parece que, na época, não tinha muito tuning?, avalia o publicitário.
Quem fez uma participação especial no encontro foi Phil Riehlman, o principal designer da marca na atualidade. Ele projetou modelos inesquecíveis como a VW Drag Bus (uma Kombi de arrancada), o VW Karmann Ghia, o Corvette, o Chevelle SS e o Ford Truck. Os modelos exclusivos comercializados no evento, além da Drag Bus, o VW Fastback e o Deco Delivery, também são obra de Riehlman.
PARA MAIORES Quem acha que todo esse universo é apenas brincadeira de criança está muito enganado. O Brasil é o segundo maior mercado da marca, e fica atrás dos Estados Unidos. A Mattel, dona da marca, estima que no Brasil existem 1,5 milhão de colecionadores de Hot Wheels, em maior ou menor escala. Atenta a esse movimento, a empresa lançou o Red Line Club Brasil, única filial fora dos Estados Unidos de um clube no qual os sócios podem comprar miniaturas exclusivas.
Há cerca de um ano, o diretor de Recursos Humanos Douglas Fernandes mantém um blog (t-hunted.blogspot.com) sobre as miniaturas. De acordo com o blogueiro, a página recebe cerca de 50 mil visitas ao mês. Ele fez a cobertura em tempo real da convenção. Naquele dia, o endereço recebeu mais de 3 mil visitas. Douglas tem 850 miniaturas e não se considera um grande colecionador. ?Há gente nos Estados Unidos que tem 70 mil miniaturas, no Brasil, conheço uma pessoa com 20 mil. Esses, sim, são grandes colecionadores?, pondera.
NEGÓCIO Nesta edição, pela primeira vez, os participantes puderam trocar, vender e comprar miniaturas. Segundo o blogueiro, para alguns, essa atividade pode até virar negócio. ?Você pode comprar um carrinho por R$ 5 hoje e vender daí a pouco por R$ 50. Isso porque alguns modelos são fabricados em menor escala, daí o modelo fica sendo raro?, conta. Douglas cita o exemplo do SP2, que, por ter sido fabricado apenas no Brasil (a versão real!), gerou interesse no nosso mercado. ?Não se trata de um modelo raro, mas há quem compre várias unidades para revender mais caro. Isso só acontece porque a procura é grande?, explica.
De acordo com Douglas, o mercado brasileiro está amadurecendo. Prova disso é a evolução do evento e as três miniaturas exclusivas. Ele conta que algumas séries são comercializadas apenas no Brasil e nos Estados Unidos. ?Gostei da vinda do Phil Riehlman, ele é muito simpático e autografou várias miniaturas. Só acho que a presença dele valia uma palestra ou algo assim?. avalia. Orgulhoso, Douglas diz que seu blog trouxe ao evento a participação de um venezuelano que constrói Transformers a partir dos Hot Wheels.
NOVIDADES O blogueiro conta que suas miniaturas preferidas são os modelos da Matchbox, também da Mattel, que são as que ele tinha na infância, na década de 1970. Douglas adianta que a marca Matchbox voltará ao Brasil em 2011 com o lançamento da picape Saveiro. Apesar de não ter definido o local, a Mattel já confirmou a convenção de 2011. Neste último encontro os participantes puderam escolher as miniaturas exclusivas, que serão vendidas em 2011. Os escolhidos foram a VW Variant, com 62% dos votos, e o Maverick, que recebeu 29%.