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Mitsubishi lança o Pajero Sport 2021 com preços a partir de R$ 291.990

SUV grandalhão, com capacidade para até sete passageiros, ganha mudanças no visual e chega ao mercado nas versões HPE e HPE-S

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Mitsubishi lança o Pajero Sport 2021 com preços a partir de R$ 291.990
Mitsubishi lança o Pajero Sport 2021 com preços a partir de R$ 291.990 Foto: Mitsubishi lança o Pajero Sport 2021 com preços a partir de R$ 291.990

O SUV grandalhão ganhou nova grade frontal e para-choque com nichos maiores para os faróis de neblina

 

A Mitsubishi voltou a mexer no Pajero Sport na linha 2021, que traz mudanças no visual e no conteúdo. O modelo já tinha passado por modificações no ano passado, mas algumas soluções de design não agradaram muito, levando a montadora a fazer nova intervenção. O SUV grandalhão de sete lugares ganhou novos conteúdos, como painel digital, e chega ao mercado nas versões HPE (R$ 291.990) e HPE-S (R$ 318.990). Ambas são equipadas com o motor MIVEC 2.4 litros turbo diesel, que desenvolve 190cv, além de sistema de tração 4x4.


A própria Mitsubishi começou a descrever o novo design do Pajero Sport pela traseira, que era onde estava o principal ponto de desagrado. O modelo apresentado em maio do ano passado tinha as lanternas verticalizadas com um comprido rabicho que se estendia até o para-choque, recurso de gosto duvidoso. Na linha 2021, o desenho das lanternas (com LED) é basicamente o mesmo, porém, estão localizadas acima do para-choque traseiro, mas com o rabicho menor. O para-choque também foi redesenhado e o SUV ainda ganhou aerofólio novo e antena do tipo tubarão.

As polêmicas lanternas traseiras em LED ganharam desenho um pouco diferente, com rabicho menor


Na frente, as alterações podem ser vistas na nova grade de três barras paralelas na parte superior, que forma conjunto único com os estreitos faróis em LED. Na parte inferior, a grade é do tipo colmeia, embutida no redesenhado para-choque, que traz ainda novos nichos para os faróis de neblina em LED, envoltos por uma moldura cromada. Os faróis trazem de série o sistema Adaptive Front Lighting System (AFS), que direciona o feixe de luz quando o motorista vira o volante em curvas.


O Pajero Sport 2021 tem algumas comodidades oferecidas como itens de série na versão topo de linha HPE-S, como tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, acionada em botão no painel ou na chave. Há ainda as opções de abertura da tampa passando o pé sob o para-choque traseiro ou por meio do aplicativo Remote Control instalado no smartphone.

Destaque no interior do novo SUV é o sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque


POR DENTRO Um dos destaques no interior do novo SUV é o sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque e compatível com os smartphones pelos sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay. Ao conectar o celular, os usuários têm acesso a aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify. Tem uma entrada USB na parte dianteira e outras duas atrás para carregar o celular. O console central traz ainda uma tomada de 120V (AC) para ligar diversos aparelhos. Na versão HPE-S o painel de instrumentos é digital e com diferentes configurações, além de ser integrado ao sistema de entretenimento do SUV.


O SUV de sete lugares tem bom espaço interno e porta-malas de 971 litros, com a terceira fileira de bancos recolhida e considerando a área até o teto. Com a segunda fileira de bancos rebatida forma-se uma ampla plataforma plana, com capacidade para 1.731 litros. O Pajero Sport tem ainda ar-condicionado digital Dual Zone com regulagem independente para motorista e passageiro do banco da frente. O banco do motorista conta com ajustes elétricos e os assentos traseiros podem ser rebatidos. O volante é multifuncional, com comandos do som, celular e piloto automático.

A terceira fileira de bancos é o famoso quebra-galho, mais apropriada para crianças


CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa ambas as versões é o MIVEC 2.4 litros, turbodiesel, em alumínio, que desenvolve 190cv e 43,9kgfm de torque. Com injeção direta de combustível, o propulsor de 16 válvulas conta com turbocompressor, que garante boas respostas já em baixas rotações. A transmissão é automática de oito velocidades, com opção de trocas sequenciais manuais por meio dos Paddle Shifters atrás do volante.

TRAÇÃO 4X4 A capacidade off-road do novo Pajero Sport está diretamente relacionada ao sistema Super Select 4WD-II, com quatro modos de operação, incluindo a reduzida. O sistema é acionado por meio de um seletor no console central, onde o motorista tem as opções 2H (para estradas e vias públicas), 4H (para estradas e pisos irregulares, com distribuição automática da tração entre os eixos dianteiro e traseiro), 4HLc (para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência) e 4LLc (para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama). Além disso, o SUV traz o Off-Road Mode, sistema com quatro modos de condução para diferentes tipos de piso: grama, lama/neve, areia e pedras. Por meio de um visor no painel, o motorista pode verificar como cada roda está atuando no solo. O pacote off road fecha com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock, que ajuda a superar situações extremas.

O porta-malas, com os dois últimos bancos rebatidos, tem volume suficiente para a bagagem da família


O SUV tem ângulo de entrada de 30 graus e o de saída de 24,2 graus. São 45 graus de inclinação lateral e 23,1 graus de ângulo de subida. Para evitar recuos em arrancadas em subidas íngremes, o modelo traz o Hill Start Assist System (HSA), mais conhecido como assistente de partida em rampa. Tem ainda o Adaptive Hill Decent Control (HDC), controle de descida de rampa, que mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio.

SEGURANÇA Nesse quesito o modelo traz freios ABS e EBD, controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC), e o Adaptive Cruise Control (ACC), que é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, por meio de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente. A versão HPE traz um pacote de opcionais que inclui teto solar e sistema Adaptive Cruise Control (ACC) por R$ 8 mil.


A lista de equipamentos inclui ainda sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW); Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador; o Forward Collision Mitigation (FCM), que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão; sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), que detecta obstáculo próximo e reduz a potência do motor para evitar colisões; e o o sistema Trailer Stability Assist (TSA), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado.

O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria


O modelo traz ainda sete airbags (dois dianteiros, dois laterais dianteiros, dois de cortina e um para os joelhos do motorista). O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria, incluindo as inéditas branco Diamond e cinza Graphite, todas acompanhadas das exclusivas rodas de aro 18 polegadas em estilo diamantado.