UAI

Mitsubishi revela novidades para Tóquio

Marca irá levar ao Salão japonês dois conceitos ecológicos: um utilitário esportivo e a versão de carga do i-MiEV

Publicidade
Foto:

Julio Cabral

A onda de veículos ecológicos que está tomando de assalto os grandes motorshows ao redor do mundo não dá mostras de arrefecimento. Agora os holofotes se voltam para o Salão de Tóquio, que irá abrir as portas ao público no dia 24 de outubro. Entre as marcas que já começaram a antecipar algumas de suas novidades está a Mitsubishi, que adiantou dois conceitos ecológicos. O mais chamativo é o Conceito PX-MiEV, um utilitário esportivo dotado de propulsão híbrida do tipo ?plug in? capaz de fazer até 50 km/l, de acordo com a marca. E, dentro da tradição todo-terreno da Mitsubishi, o modelo conta com motores individuais, capazes de tracionar as quatro rodas de maneira adaptativa. Em condições normais apenas as rodas dianteiras recebem a força.

O estilo robusto também guarda o DNA do fabricante, com 4,51 metros de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,65 m de altura, o suficiente para abrigar com conforto quatro passageiros. Mas com toques de modernidade, como os faróis e lanternas em LEDs e as gigantescas rodas aro 20 com pneus 225/45. Sob o capô do PX-MiEV está um motor 1.6 16V a gasolina, com 115 cv de potência e 12,7 kgfm de torque, responsável por tracionar o eixo dianteiro. O propulsor a explosão trabalha em conjunto com dois motores elétricos, cada um em um eixo, que proporcionam 81,5 cv e 20,3 kgfm. O utilitário pode rodar até 50 km apenas com energia elétrica. As baterias podem ser recarregadas na rede de energia normal e com a energia cinética acumulada em longas descidas ou frenagens.

Entre os toques de conforto, o modelo conta com suspensão a ar com controle eletrônico. O habitáculo, por sua vez, tem requintes como um umidifcador de ar, bancos com tecido antialérgico e antiodor, além de um para-brisa que bloqueia os raios ultravioletas e auxilia na economia, sem sobrecarregar o sistema de climatização. Para maior segurança, o motorista conta com câmeras instaladas nas extremidades da carroceria, além de um sistema que recebe informações sobre as vias sobre outros veículos e pedestres nas proximidades. Somado a isso um dispositivo detecta o grau de cansaço do condutor e o alerta sobre o perigo.



Já o i-MiEV Cargo é uma versão furgão do compacto elétrico da marca, que em breve irá ganhar as ruas da Europa com os emblemas da PSA Peugeot-Citroën. Com espaço para dois ocupantes, a furgoneta de 3,39 m tem um compartimento de carga com 1,35 m de largura, 1,18 m de comprimento e 1,10 m de altura, com piso plano. O motor elétrico joga 63,9 cv e 18,3 kgfm para as rodas traseiras, com autonomia máxima de 160 km, boa para a proposta de um veículo ágil para entregas urbanas.