Desde que foi lançado no mercado americano, em 1976, o Honda Accord marca presença como um dos carros mais vendidos naquele país, ultrapassando a casa dos 13 milhões de unidades comercializadas. O modelo chega agora à sua 10ª geração, trazendo visual totalmente renovado, com linhas semelhantes às do Civic, e com duas opções de motor: 1.5 e 2.0, ambos turbo. O sedã grande pode ser equipado com câmbios CVT, manual de seis marchas ou com o novíssimo automático de 10 velocidades. As vendas nos EUA começam no último trimestre deste ano, mas a Honda ainda não divulgou quando o Accord 2018 chegará ao Brasil.
No mercado norte-americano, o Accord é vendido como sedã médio, mas por aqui participa do segmento dos sedãs grandes, concorrendo com Ford Fusion, Hyundai Sonata, Toyota Camry e VW Passat. O modelo 2018 do Accord chega com estilo americanizado, com muitos cromados, principalmente na frente, onde um largo friso serve de ligação entre os faróis estreitos, que têm luzes diurnas de LEDs inseridas. A grade frontal também é estreita e discreta, formando conjunto harmônico com a entrada de ar na parte inferior do para-choque. O capô é alongado, com vincos marcantes, também presentes nas laterais, que têm a linha de cintura elevada. O teto tem inclinação acentuada e, aliado à traseira curta, confere ao sedã um aspecto de cupê de quatro portas. Na traseira, as lanternas no estilo bumerangue e as saídas de escape cromadas completam o conjunto.
O novo Honda Accord manteve praticamente o comprimento, de 4,88m, mas cresceu 5,5cm na distância entre-eixos, chegando a 2,83m, resultando em melhor espaço interno, principalmente no banco traseiro. Construído com materiais mais leves e resistentes, o sedã melhorou sua rigidez torcional em até 32%.
MOTORES No quesito conjunto mecânico, o Accord 2018 traz interessantes novidades. O modelo passa a ser equipado pela primeira vez em sua história com dois motores turbo, dotados de injeção direta de combustível. O primeiro é o 1.5 16V DOHC, que desenvolve 195cv de potência, que faz parceria com um câmbio CVT ou com um manual de seis marchas, dependendo da versão. O outro motor é um 2.0 16V DOHC, o mesmo do Civic Type R, que despeja 255cv e atua em conjunto com o novíssimo câmbio automático de 10 velocidades. O Accord terá também uma versão híbrida, que trará como base um propulsor 2.0 litros de ciclo Atkinson (que prioriza a eficiência e não a potência), associado a motores elétricos. Mas a Honda ainda não revelou os números do novo Accord Hybrid, que também será produziro em Marysville, no estado de Ohio.
O sedã manteve o padrão sofisticado do acabamento interno e traz um novo painel com quadro de instrumentos configurável, com tela de sete polegadas. A central multimídia também é nova, com tela de oito polegadas, conexão com a internet, carregamento de celular sem fio e, nas versões topo de linha, traz ainda o head-up display , que projeta diferentes informações no para-brisa.
Todas as versões do Honda Accord 2018 serão equipadas com sete airbags, controles de tração e estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema que reconhece a sinalização das vias. O modelo será comercializado em cinco versões – LX, Sport, EX-L, EX-L Navi e Touring – e terá como opcionais alerta de ponto cego, monitor de tráfego cruzado e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.