São Paulo (SP) — De uns tempos para cá, os utilitários esportivos passaram a dominar o mercado de automóveis no Brasil e no mundo. A categoria está tão em alta que as montadoras passaram a apresentar variações. A BMW, por exemplo, foi uma das primeiras a fazer a adaptação. A alemã chama seus modelos de SAV (sport Activity vehicles — veículos de atividade esportiva, em tradução livre), mas não deixam de ser SUVs. A ideia é sempre a mesma, um modelo alto, com pegada de fora de estrada e apto a andar em diversos terrenos.
A Ford acaba de aderir à adaptação dos SUV’s. A montadora apresentou, de forma simultânea aqui (para os mercados brasileiro e latino-americano) e na Índia, um novo estilo de automóvel, o CUV (compact utilitary vehicle), um veículo utilitário compacto. O modelo escolhido para inaugurar a nova classe é o Ka FreeStyle. O veículo surgiu de um projeto global desenvolvido pelos times de engenharia, manufatura e marketing brasileiros. Ele também será apresentado na Europa. Ou seja, é do Brasil — mais precisamente, da Bahia, onde fica a fábrica da empresa americana — para o mundo.
Fora de estrada
O sobrenome FreeStyle surgiu no EcoSport — outro modelo global da marca desenvolvido no Brasil — o Ka, ele é, basicamente, uma versão fora de estrada do hatch compacto. Como todo modelo voltado para o off road, conta com apliques em plástico preto nos para-choques (dianteiro e traseiro), nas laterais e nas caixas de roda. O rack de teto é em alumínio, a grade frontal é em preto fosco e a rodas de liga leve também são em tom escuro. Por ser um fora de estrada, tem suspensão elevada e boa altura de solo.
Acontece que, além dos badulaques típicos dos aventureiros, o veículo mostrado à imprensa especializada tem design ligeiramente diferente do atual, dando margem à interpretação de que esta já é a reestilização da terceira geração do modelo, lançada em 2014. Apesar de ser chamado de utilitário compacto pela marca, o Ka Freestyle nem sequer traz pneus de uso misto, muito menos tração nas quatro rodas, comprovando que está mais para o asfalto de péssima qualidade facilmente encontrado nas ruas do Brasil do que uma possível aventura em trilhas e estradas de terra esburacadas. Vale lembrar que, há menos de um ano, a marca apresentou o Ka Trail também como um utilitário compacto.
A Ford acaba de aderir à adaptação dos SUV’s. A montadora apresentou, de forma simultânea aqui (para os mercados brasileiro e latino-americano) e na Índia, um novo estilo de automóvel, o CUV (compact utilitary vehicle), um veículo utilitário compacto. O modelo escolhido para inaugurar a nova classe é o Ka FreeStyle. O veículo surgiu de um projeto global desenvolvido pelos times de engenharia, manufatura e marketing brasileiros. Ele também será apresentado na Europa. Ou seja, é do Brasil — mais precisamente, da Bahia, onde fica a fábrica da empresa americana — para o mundo.
Fora de estrada
O sobrenome FreeStyle surgiu no EcoSport — outro modelo global da marca desenvolvido no Brasil — o Ka, ele é, basicamente, uma versão fora de estrada do hatch compacto. Como todo modelo voltado para o off road, conta com apliques em plástico preto nos para-choques (dianteiro e traseiro), nas laterais e nas caixas de roda. O rack de teto é em alumínio, a grade frontal é em preto fosco e a rodas de liga leve também são em tom escuro. Por ser um fora de estrada, tem suspensão elevada e boa altura de solo.
Acontece que, além dos badulaques típicos dos aventureiros, o veículo mostrado à imprensa especializada tem design ligeiramente diferente do atual, dando margem à interpretação de que esta já é a reestilização da terceira geração do modelo, lançada em 2014. Apesar de ser chamado de utilitário compacto pela marca, o Ka Freestyle nem sequer traz pneus de uso misto, muito menos tração nas quatro rodas, comprovando que está mais para o asfalto de péssima qualidade facilmente encontrado nas ruas do Brasil do que uma possível aventura em trilhas e estradas de terra esburacadas. Vale lembrar que, há menos de um ano, a marca apresentou o Ka Trail também como um utilitário compacto.
Design do interior é mistério
É quase certeza que ele virá com o motor 1.5, dúvida é se será o mesmo que equipa o Ka normal, ou o novíssimo Dragon apresentado no EcoSport. A transmissão pode ser a manual de cinco ou automática de seis velocidades. Com isso, ele deve contar com duas versões. Pelo estilo dos concorrentes diretos (JAC T40 e Honda WR-V, dois SUVs supercompactos) e pelo preço que a Ford pede pelo Ka Trail, R$ 47,6 mil, é provável que o FreeStyle flutue entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, o que ficaria na mesma faixa do rival chinês e bem abaixo do japonês. (Colaborou Enio Greco*)
* Os jornalistas viajaram a convite da Ford