(FolhaNews)
A indústria automobilística deve importar mais veículos neste ano em uma estratégia para evitar gargalos na produção, em função do aquecimento do mercado interno. As importações, no entanto, não devem eliminar os investimentos para desfazer gargalos específicos da indústria e expansão de unidades. O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, afirmou disse que as importações devem crescer 43,6%, incluindo as realizadas pelas montadoaras.
Um dos países com capacidade instalada ociosa e onde algumas empresas devem ampliar produção para depois trazer os veículos para o Brasil é a Argentina. A indústria automobilística tem capacidade instalada de produção de 3,5 milhões de veículos por ano. em 2008, a produção deve alcançar, 3,240 milhões (alzta de 8,9%), quase no limite da capacidade.
O crescimento das vendas de 2008 dá continuação a uma expansão inciada no ano passado. Para este ano, a Anfavea prevê que as vendas internas devem somar 2,895 milhões de unidades, alta de 17,5% em relação ao ano de 2007.