A Citroën aproveitou o evento para confirmar a chegada do irmão do Peugeot 3008 no mercado nacional. O SUV acaba de ser lançado na Europa e estava sendo vendido somente na China. Dessa forma, a previsão para nós recebermos o utilitário está para o próximo ano.
Os holofotes do stand da Peugeot no Salão viraram todos para o conceito e-Legend. É que diferentemente do que estamos acostumados a apreciar em um conceito, a montadora francesa investiu em um visual retrô para o protótipo. Inclusive, ele é inspirado no 504 Coupé, modelo produzido entre 1969 e 1983. De acordo com a montadora, o e-Legend traz dois modos de condução autônomos. Trata-se do modo Soft, que é voltado para o conforto e reduz ao mínimo a exibição de informações nas telas digitais, e o modo Sharp, que é voltado para a conectividade digital. Além disso, o protótipo conta com um motor elétrico com potência equivalente a 462 cv e que traciona as quatro rodas do cupê. Capaz de acelerar de 0-100 km/h em menos de 4 segundos e de alcançar os 220 km/h de velocidade máxima, o modelo tem autonomia estimada de até 600 km.
O próximo SUV pequeno da Renault está praticamente pronto. Observe o K-ZE apresentado hoje pelo CEO Carlos Ghosn, na prévia do Mundial do Automóvel, em Paris. O carro é literalmente inspirado no atual Kwid e na chance do design servir de base para a nova fase do compacto. O elétrico de 250 quilômetros de autonomia chegará à China no próximo ano e, a partir de 2020 em outros mercados. Acho que o brasileiro mais na frente um pouco vai ver de perto o modelo apresentado. Na prévia da montadora francesa do Salão de Paris, o K-ZE é o primeiro SUV global para atender mercados emergentes. Traduzindo: como o do Brasil onde 50% das vendas são de automóveis abaixo dos R$ 70 mil. O “futurista” de desenho marcante e bem a cara do suvinho moderno será a aposta da francesa Renault para a face do Kwid elétrico ? Quem sabe? O tempo e os projetos da montadora, que trabalham na ordem da globalização em torno da fase elétrica do grupo.