UAI

Mopar cria oito mostruários "off-road" para a Jeep

A divisão de acessórios e de personalização da Chrysler exibiu os modelos no Easter Jeep Safari, evento que reúne fãs da marca

Publicidade
Foto:

A Mopar (MOtor PARts), divisão de acessórios, peças e personalização do grupo Chrysler, fez história com os muscle cars modificados nas décadas de 60 e 70. Decidida a aumentar a atuação da grife no mundo fora-de-estrada, a Chrysler convocou a Mopar para personalizar oito modelos da Jeep, que foram apresentados no Easter Jeep Safari, o tradicional evento aventureiro realizado no estado do Utah que está em sua 44ª edição.

Entre os modelos, nenhum é tão chamativo quanto o Jeep Nukizer 715. Baseado na picape militar Kaiser M-715 da década de 60, baseada sobre a civil Gladiator. O ponto de partida foi o Jeep J8 de quatro portas, versão militar do Wrangler criada para as Forças Armadas americanas em 2007. O chassi recebeu uma carroceria feita pela American Expedition Vehicles (AEV), com uma nova parte dianteira feita em fibra de carbono, que reproduz o visual do utilitário original, capturado também pela capota em lona. Para aumentar o veículo, o chassi foi estendido dos 2,94 metros originais de entre-eixos para 3,14 m.

Veja a galeria completa dos Jeep modificados pela Mopar!

O motor é um quatro cilindros 2.8 turbodiesel, o mesmo do J8, com uma central eletrônica reprogramada para gerar mais potência (não revelada, mas o original conta com 160 cv). O câmbio é um automático de quatro marchas e o carro conta ainda com robustos eixos Dana 44 na frente e 60 na traseira que, junto com a transmissão integral com reduzida e as rodas aro 17 com pneus lameiros devem tirar o Nukizer de qualquer enrascada.

Variações do mesmo Wrangler

O tradicional Jeep Wrangler serviu como "manequim" para o mostruário off-road da Mopar em quatro versões personalizadas. Batizado singelamente como ImMortal (com o M de Mopar em caixa alta), o Wrangler verdugo é motorizado pelo conhecido V8 5.7 Hemi. Em aparência o carro se destaca pelas rodas aro 17 calçadas com enormes pneus lameiros, que ultrapassam largamente os para-lamas estreitos, em combinação com o jogo de suspensão 12,7 centímetros mais alto. Como outros Wranglers apresentados, o ImMortal conta com portas "meia altura". Afora os para-choques, o resto da carroceria também foi reforçado, tal como a transmissão mais reduzida.

O Jeep Wrangler J7 ganhou um visual inspirado nos modelos militares. Para dar aquela ar de despojamento típico dos veículos de caserna, a Mopar removeu os tapetes, sistema de som, faróis de neblina e rodas de liga antes de instalar para-choques de ferro, ganchos para ser içado por helicópetros, tampa traseira em aço e rodas de ferro aro 17. A suspensão foi elevada em 5 centímetros, junto com pneus off-road de 35 polegadas. O motor é o mesmo V6 3.8 de 207 cv, associado a um câmbio automático de quatro marchas, a mesma base mecânica dos demais modelos personalizados. A pintura em amarelo mostarda é o único indício que este Wrangler Rubicon, com quatro portas, ainda é um carro civil.

Dentro do espírito de veículos escaladores de rocha, o Wrangler "The General" recebeu uma suspensão 11,4 centímetros mais alta, com pneus especiais . Os para-lamas abaulados deram lugar a peças planas, que não seguem o contorno das cavas das rodas, além de para-choques de ferro bem reforçados. Para melhorar a visibilidade em manobras, as portas são mais baixas. O capô e o suporte de estepe receberam um grafismo em azul claro, em combinação com o tom mais profundo da cor que recobre a carroceria. A tração integral dá lugar a outra apenas nas rodas traseiras, com o mesmo câmbio automático de quatro marchas.

O Jeep Nukizer 715 é baseado na antiga picape Gladiator da década de 60



O Wrangler Trail Boss é um Rubicon amarelo de duas portas equipado com o kit de portas "meia altura", capô especial, para-choques de impulsão, suporte para o pneu traseiro, suspensão é 7,2 centímetros mais alta e pneus especiais Baja. Por dentro o carro recebeu tapetes especiais, sistema de áudio mais refinado e bancos de couro.

Duas Ram bem especiais

A grandalhona picape Ram também ganhou duas personalizações. A vermelha Runner evoca os corredores do deserto da famosa Baja, com suspensão elevada capaz de suportar os impactos de saltos, mas dura o suficiente para manter a estabilidade em curvas. As caixas das rodas são substituídas por outras em fibra de vidro, que permitem uma maior articulação dos braços da suspensão (cromados, por uma questão de aparência), os para-choques são tubulares e a frente é recoberta em uma profusão de faróis de longo alcance, tudo no melhor estilo Naja.

A Ram PowerWagon faz uma homenagem a outro veículo militar. Com um motor Hemi V8 5.7 com câmbio automático de cinco marchas. O entre-eixos mais longo de 3,04 metros é associado a cabine simples, com carroceria alargada na traseira. Com 10 cm a mais de curso na suspensão e pneus de 40 polegadas, a PowerWagon promete fazer justiça ao modelo original. A dualidade da pintura em dois tons preto e branco é replicada em detalhes como a faixa no capô e grade com filetes pretos, em substituição aos cromados de costume.

Um civil na Parada

Parte da corrente moderada da Jeep, o Patriot ganhou gosto pela terra nesta versão Extreme. Com rodas 16 polegadas calçadas em pneus lameiros 225/75 e suspensão 5 cm mais alta reforçada para terrenos rochosos, o carro recebeu ainda proteção adicional na dianteira e traseira, faróis auxiliares, rack para carregar pranchas de snowboard e um sistema de som especial. O motor permanece o quatro cilindros 2.4 16V com 174 cv, acoplada a um câmbio do tipo variação contínua - CVT.