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Motor do carro: 7 erros que comprometem a durabilidade

Você já conhece as práticas que podem danificar o motor do seu carro? Confira 7 erros que devem ser evitados.

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É preciso tomar certos cuidados para evitar complicações com o motor
É preciso tomar certos cuidados para evitar complicações com o motor Foto: É preciso tomar certos cuidados para evitar complicações com o motor

Uma das partes essenciais para o funcionamento de qualquer carro é o motor. Ele é um dos componentes do carro que trabalha em alta temperatura e é composto por diversas peças que devem estar sempre com a manutenção necessária em dia. Por isso, é importante estar sempre atento à boa conservação e manutenção do motor para evitar quaisquer problemas na segurança dos passageiros e na integridade do veículo.

Confira alguns dos erros mais comuns cometidos por motoristas que podem gerar dano ao motor do carro e se atente para não cometê-los novamente.

1 – Rodar com radiador do motor sem líquido

As trocas térmicas são de extrema importância para manter a temperatura do motor do carro dentro das condições ideais, garantindo seu bom funcionamento. Os componentes responsáveis por isso fazem parte do sistema de arrefecimento, que inclui o radiador. 

Esse sistema faz a troca de calor do motor usando o ar frio do ambiente externo do carro através e o líquido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo. É importante que haja essa diluição para evitar corrosão, possível fervura ou congelamento da água e formação de depósitos.

Caso o nível desse líquido não seja verificado com frequência, pode ser que o sistema trabalhe com baixo volume e isso gere um descontrole da temperatura. Assim, como consequência, pode-se gerar vazamentos e desgastes de peças que podem levar até a fundição do motor. E aí o prejuízo é grande!

Sistema de arrefecimento do motor recipiente do líquido
O recipiente do sistema de arrefecimento deve ser abastecido com o aditivo do radiador e não somente água

2 – Ter maus hábitos de direção

Outro erro que muitos motoristas cometem são os maus hábitos na direção, que podem comprometer a durabilidade de alguns componentes. Uma dessas práticas prejudiciais seria dirigir com o tanque na reserva, o que pode movimentar possíveis impurezas depositadas no fundo do compartimento que serão levadas ao sistema de alimentação do motor, entupindo os bicos de injeção, por exemplo. Sem falar no risco de ficar sem combustível e o motor apagar.

Usar a marcha no momento errado também contribui para a deterioração precoce do motor, pois o ideal é não forçá-lo, evitando fazer trocas bruscas que vão fazê-lo trabalhar em rotações sempre elevadas. É uma prática que pode causar desgastes no motor e câmbio, além de elevar o consumo de combustível.

Ademais, carregar muito peso, seja ao ultrapassar o limite de passageiros ou a carga útil determinada pelo fabricante, pode desgastar não só o motor, mas também a suspensão e a estrutura do veículo.

3 – Não utilizar o óleo de motor correto

O óleo lubrificante é usado com a função de reduzir o atrito entre as partes do motor, atuando na redução de ruídos e desgaste dos componentes. Porém, cada motor tem suas peculiaridades e exige lubrificantes com especificações determinadas pelos respectivos fabricantes. Para atender a essas exigências, os óleos são produzidos com diferentes viscosidades, que vão garantir o bom funcionamento e a vida longa do motor.

O uso de lubrificantes que não atendam as especificações recomendados, seja pela viscosidade ou por não conterem todos os aditivos necessários, pode levar a uma queda da eficiência do motor, além de dano à peças internas e até perda de garantia do veículo. 

E além disso, é preciso estar atento para não adquirir lubrificante adulterado, prática que tem se mostrado mais frequente, segundo relatos da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O frasco do óleo do motor deve conter no rótulo registro da ANP, origem e tipo do lubrificante, por isso é importante sempre verificá-lo antes de fazer a troca.

4 - Abastecer com combustível adulterado

E por falar em produtos adulterados, é preciso tomar cuidado com este tipo de golpe aplicado em alguns postos de combustíveis. A adição de solventes, demais produtos químicos ou até mesmo água na composição da gasolina e etanol pode gerar alguns problemas. Dentre eles, o mau funcionamento do motor, além de aumento de consumo e comprometimento de outros componentes do sistema de alimentação do veículo, tais como filtros e bicos injetores.

Em casos graves de adulteração, o carro pode começar a "engasgar" e ficar fraco em momentos de arranque, retomadas e subidas. Também pode acontecer de surgirem ruídos anormais e até acendimento da luz com símbolo do motor no painel, o que significa que o carro deve ser levado o quanto antes a uma oficina para identificação do problema pelo mecânico.

Para se prevenir, é possível pedir ao frentista o teste de combustível antes de abastecer. Além disso, ficar com a nota fiscal do estabelecimento é recomendado para possíveis desdobramentos legais, em casos extremos. E evite abastecer em postos de bandeiras desconhecidas. Nenhum posto vai anunciar que vende combustível adulterado, mas alguns dá para desconfiar só pela fachada.

Troca de óleo mão segurando frasco branco de lubrificante derramando no motor, pata matéria de carro baixando óleo.
Antes de o óleo ser inserido no motor, verifique as informações na embalagem do lubrificante

5- Rodar somente poucas distâncias

Apenas percorrer trajetos pequenos pode fazer com que o motor não atinja a temperatura ideal de funcionamento, levando a um maior índice de carbonização, já que não aqueceu o suficiente. Também, o funcionamento do motor em condições não ideais, sempre próximo de seus limites, pode levar à fadiga prematura de peças, o que reduz a vida útil dele e antecipa a necessidade de trocas de óleo.

Porém, isso não significa que deve-se "esquentar" o motor do carro antes de partir, pois a maioria dos veículos conta com sistema de partida a frio ou de pré-aquecimento do combustível. É ideal aguardar somente que as verificações do sistema sejam feitas antes de partir, o que demanda apenas alguns segundos.

6- Molhar módulos eletrônicos do motor

Não é uma contraindicação lavar o motor do carro, porém, são necessários alguns cuidados, especialmente nos modelos mais novos. Isso se dá devido a grande quantidade de módulos eletrônicos na composição do motor, que, se molhados, podem sofrer com infiltração e consequente oxidação. 

O ideal é que essa limpeza seja realizada por profissionais especializados, com produtos adequados e conhecimento quanto à proteção dessas partes do carro. Porém, se você gosta de realizar pessoalmente a limpeza do seu veículo, lembre-se de cobrir os módulos eletrônicos com uma capa de plástico para protegê-los.

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Profissional realizando a limpeza do motor com as partes eletrônicas protegidas com plástico para evitar possíveis infiltrações

7- Não realizar a manutenção periódica

A manutenção preventiva periódica é de fundamental necessidade para evitar problemas graves no motor. Como são vários componentes no veículo, cada um deles tem especificações individuais para condições de uso, conservação e troca.

É preciso estar atento para as recomendações do fabricante sobre intervalos entre as manutenções para evitar problemas no veículo. Carros que ficam longos períodos de tempo sem terem possíveis falhas e anormalidades verificadas, podem ter graves complicações, inclusive de chegar ao ponto do motor fundir.

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