O Audi R8 é considerado um concorrente a altura do Porsche 911. Mas, ao contrário do clássico esportivo de Stuttgart, o rival de Ingolstadt não atraía os fãs mais durões de esportivos, que se rendiam ao purismo do 911 GT3. No que depender da MTM, o perfil do R8 vai mudar. A preparadora alemã criou uma versão GT3-2 do R8. Como o número ao final indica, o bólido conta apenas com tração traseira, no lugar da sofisticada tração quattro do original. Para garantir altas emoções sem riscos desnecessários, o eixo traseiro conta com um diferencial autoblocante. Tudo para assegurar o equilíbrio do MTM R8 GT3-2, atualmente o único carro com o emblema das quatro argolas a exibir tração posterior.
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O motor central-traseiro é o conhecido V8 4.2 FSI, que ganhou a sobrealimentação de um compressor volumétrico. Com isso, o propulsor oito cilindros passou a entregar 560 cv de potência a 7.750 rpm e 59,1 kgfm a 5.500 giros, contra 420 cv e 43,8 kgfm do original. É um poderio capaz de rivalizar com o R8 V10 5.2 FSI, que entrega 525 cv e 54 kgfm.
A tração traseira não prejudicou o desempenho do superesportivo. O MTM R8 GT3-2 arranca forte: da imobilidade aos 100 km/h são necessários míseros 3,9 segundos (o mesmo tempo do V10), com uma velocidade máxima de 317 km/h. De acordo com a MTM, a sonoridade emitida pelos escapes especiais, sem escapamentos traseiros e válvulas restritivas, é inconfundível.
O equilíbrio dinâmico é garantindo por um novo kit de suspensões, com variadas opções de ajuste. As rodas aro 20 de alumínio forjado, mais leve e resistente, são feitas pela própria MTM, tal como o sistema de freios com discos ventilados perfurados de 380 x 34 mm. A aparência exterior foi ligeiramente modificada, com spoiler dianteiro de fibra de carbono, saias laterais e uma nova asa traseira. As modificações podem ainda ser aplicadas a um R8 usado.
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