A Ford fez a pré-apresentação, em São Paulo, do novo SUV compacto Ecosport para a imprensa especializada. O novo Ecosport tem traço da carroceria bem ousado, com belas linhas fluídas futuristas, marcando um estilo diferente no mercado nacional. São quatro as versões de acabamento e duas motorizações.
A programação de comercialização é ousada e ocorrerá em 100 países e a fabricação será em quatro plantas, Brasil, China, Índia e Tailândia. As versões Titanium 2.0 automática e 4x4 (com preço a ser definido) somente estarão disponíveis no Brasil em dezembro. Sendo que as vendas das outras versões começam em setembro. A perspectiva da Ford é grande e já foram vendidas, com sinal de R$ 5 mil, 2.500 unidades em pré-vendas na internet, onde será mantido o desconto de IPI atual, independentemente de o incentivo continuar ou não.
NOVIDADES O sistema de direção tem assistência elétrica, a altura do solo é de 200mm e a capacidade de imersão de até 550mm. A correia dentada (motor Sigma) tem durabilidade de 160 mil quilômetros e há sistema hill-holder para arrancar e em marcha a ré sobre piso inclinado. O motor Sigma 1.6 flex tem 115cv a etanol e o Duratec 2.0flex, 147cv a etanol, ambos com durabilidade prevista superior a 240 mil quilômetros e inteiramente de alumínio. A aerodinâmica é refinada, com coeficiente de aerodinâmica (cx) de 0,37, pneus com resistência de rolamento reduzido, design da carroceria (além de belíssima) orientado para melhor fluxo do ar e menor nível de ruído, proteção especial contra corrosão com design que evita acúmulo de água e proteções. Há controle eletrônico de tração e estabilidade, ABS e airbag duplo de série em todas as versões, podendo ter até seis airbargs, utilização de aço (HSLA, UHSS e Borom) de alta rigidez e durabilidade na construção da carroceria etc. O volume do porta-malas é de 362 litros.
Para os amantes da conectividade, a tecnologia Sync está presente em todas as versões, Bluetooth e entradas aux in, USB e iPod. Para os que gostam da tecnologia, há sistema Keyless, computador de bordo, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento sonoro e gráfico, sensor de chuva e crepuscular, sistema de alerta com ativação de luzes de emergência em frenagens fortes, ar-condicionado digital e LEDs nos faróis.
IMPRESSÕES No curto e limitado teste dinâmico de rodagem, sobre asfalto em ótimo estado de conservação (São Paulo), com curvas suaves feitas em velocidades moderadas, devido ao intenso fluxo de veículos, percebe-se que a direção tem fina calibração, o pedal de freio ótima sensibilidade com ABS eficiente, o motor 1.6 cumpre o seu papel para proposta do automóvel sem performance brilhante, e o câmbio tem boa qualidade de engate e relações de marchas/diferencial razoáveis. O novo Ecosport é o primeiro automóvel nacional com classificação “A” (Conpet/ Inmetro).
(*) Viajou a convite da Ford.
Quanto custa
A versão de entrada, denominada S, tem preço sugerido de R$ 53.490; a SE, R$ 56.490,00, a Free Style, R$ 59.990 (com motorização 1.6) e mais R$ 2.500 com motor 2.0, e a Titanium, com somente motor 2.0, de R$ 70.190 sem câmbio automático e tração 4x4.