UAI

Museu Mercedes-Benz - Um show de estrelas

No novo prédio, inaugurado em maio, fábrica de Stuttgart, na Alemanha, conta sua história de 120 anos, que se confunde com a do próprio automóvel

Publicidade
Foto:

Triciclo da Benz foi o primeiro automóvel do mundo e poucos meses depois, ainda em 1886, circulou também o quadriciclo da Daimler

O prédio é uma atração à parte e já se tornou referência arquitetônica de Stuttgart.

Defronte à sede da DaimlerChrysler (que detém hoje a marca Mercedes-Benz), com um design arrojadíssimo e a fachada toda em alumínio e vidro, o museu abriga 160 veículos e outros 1.500 produtos, que representam os 120 anos de história, desde os primeiros automóveis do mundo, criados em 1886 por Gottlieb Daimler e Karl Benz.

O projeto foi do escritório holandês UN Studio (dos arquitetos Ben van Berkel e Caroline Bos), tem 16,5 mil metros quadrados (em nove andares) e exigiu investimentos de 150 milhões de euros.

A visita ao museu começa por um elevador panorâmico, que leva os visitantes ao último andar, onde começa a jornada pelo tempo, com a invenção do automóvel, de 1886 a 1900. Daí, descem por duas espirais que levam a salões conceitualmente diferentes, todos estabelecendo a ligação entre o passado e o presente e perspectivas do futuro.

Fascínio da Tecnologia. As famosas Mercedes K (com compressor) projetadas por Ferdinand Porsche, e produzidas nas décadas de 20 e 30


Legendas

Uma espiral leva a sete níveis de áreas legendárias’, que exibem cronologicamente a evolução da marca. A outra conduz o visitante a cinco ‘salas de coleção’, que mostram veículos especiais, a evolução tecnológica, os comerciais leves e pesados e outros temas e tópicos do setor.

Os dois percursos terminam em um ponto comum, no andar térreo, em uma pista inclinada, com 40 automóveis que participaram de competições e recordes de velocidade em todos os tempos, desde as lendárias Flechas de Prata, passando pela Asa de Gaivota, até os modernos Fórmula 1. São exibidos filmes de corridas de todas as décadas, e os visitantes se acomodam em simuladores, que repetem as emoções dos mais famosos carros de competição da marca.

Além do passado, a mostra Fascínio da Tecnologia proporciona uma visão do trabalho atual dos engenheiros e a possibilidade de uma previsão do futuro do automóvel. O museu abriga também um restaurante, café e várias butiques, com a griffe Mercedes-Benz.

Leia mais sobre o museu no Veja Também, no canto superior direito desta página. Na nossa galeria de fotos você vai encontrar quase 20 fotos do museu!