Esta edição da série Não compre no escuro trata de dois carros quase idênticos: o Verona (Ford) e o Apollo (Volkswagen). Para ajudar os leitores que pretendem comprar um usado, especialistas em diversas áreas (mecânica. elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos) listam os defeitos crônicos dos modelos. As informações ajudam quem já tem o modelo a montar um plano de manutenção. Confira também se os modelos passaram por algum recall.
No fim de 1989, a Ford lançou o Verona nas versões LX, com motor CHT 1.6, e GLX, com motor AP 1.8. No ano seguinte, a Volkswagen lançou o Apollo, equipado apenas com o propulsor 1.8, que era praticamente um Verona que ostentava na grade o escudo da marca alemã. As principais diferenças do Apollo, com proposta mais esportiva, eram as lanternas fumê na traseira e o painel. Mas a Volkswagen não se empolgou com o modelo, que saiu de linha em 1992.
[FOTO2]Esta primeira geração (dos dois modelos) conviveu com um problema na suspensão que deixava o carro instável nas retas e nas curvas. Para corrigi-lo, o Verona ganhou uma versão especial, chamada XR3 Fórmula, com controle eletrônico dos amortecedores. Nos anos seguintes, esse item foi transformado num dispendioso opcional. Em 1994, o Verona ganha novas linhas, à semelhança do modelo europeu, e as opções de motor 2.0 (com injeção eletrônica multiponto) e 1.8 (monoponto). Com o fim da Autolatina, em 1996, o Verona foi tirado de linha e substituído pelo Escort sedã.
Não compre no escuro - Vectra
Não compre no escuro - Fiat Tipo
Não compre no escuro - Kombi
Não compre no escuro - Ford Escort!
Não compre no escuro - Fiat Tempra!
Não compre no escuro - Volkswagen Santana!
Não compre no escuro - Ford Ka!
Não compre no escuro - Chevrolet Corsa!
Não compre no escuro - Fiat Uno Mille!
Não compre no escuro - Volkswagen Fox!
Não compre no escuro - Peugeot 206!
Não compre no escuro - Renault Clio!
Não compre no escuro - Ford Fiesta!
Não compre no escuro - Chevrolet Celta!
Não compre no escuro - Volkswagen Gol!
Não compre no escuro - Fiat Palio!
Problemas e orçamento
O ponto fraco desses modelos é o fornecimento de peças pelas autorizadas. As concessionárias Ford da Grande BH, que poderiam tê-las para o motor CHT, não trabalham com as peças do Verona. Já nas concessionárias Volkswagen, responsáveis pelos itens de reposição do motor AP (que equipou o Gol por muitos anos e hoje só existe na Saveiro) são encontradas poucas peças de reposição, já que esse motor vem tendo modificações com o passar dos anos.
MECÂNICOS
(1ª geração)
Geral
Discos de freio empenam
Trocados discos e pastilhas:
R$ 130
Folga nos rolamentos traseiros
Troca: R$ 80
Instabilidade
Troca dos amortecedores traseiros e alinhamento:
R$ 405
Falha no carburador eletrônico
Troca: R$ 800
MOTOR CHT (Verona 1.6)
Folgas prematuras nos braços oscilantes, buchas da barra estabilizadora e setor de direção
Troca: R$600
Folga na corrente de distribuição do motor
Troca: R$ 250
Vazamento de óleo na polia do virabrequim
Troca do retentor: R$ 70
Quebra do suporte do motor
Troca: R$ 75
Oxidação do carburador
Limpeza: R$ 110
Recuperação: R$ 580
MOTOR AP
Vazamento de óleo na tampa de válvula
Troca da junta da tampa: R$ 40
Quebra da catraca da embreagem
Troca da catraca: R$ 128
Folga na caixa de direção
Troca: R$ 495
Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo
VERONA E APOLLO 1.8
(1ª geração)
Folgas prematuras nas buchas dos leques e bieletas da barra estabilizadora
Troca: R$ 350
VERONA 1.8 e 2.0
(2ª geração)
Folgas prematuras nos leques, bieletas da barra estabilizadora e coifas da junta homocinética rasgam facilmente
Troca: R$400
ELÉTRICOS
(1ª geração)
VERONA E APOLLO
Falha no sensor térmico do radiador
Troca do sensor: R$ 90
Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 125
Defeito na chave de seta
Troca: R$ 240
Mal contato nas lanternas traseiras
Reparo e troca dos circuitos: R$ 180
Verona 1.8 monoponto
Falha no relé de potência da injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 85
Falha nos pontos de solda da base dos fusíveis
Solda: R$ 200
Falha no atuador de marcha lenta e conector
Troca dos componentes:
R$ 190
Falha no sensor de posição da borboleta e conector
Troca dos componentes:
R$ 180
Falha do bico injetor
Troca: R$ 320
VERONA 2.0 MULTIPONTO
Falha no sensor de posição da borboleta e conector
Troca dos componentes:
R$ 180
Falha na bomba de combustível (principalmente no modelo a álcool)
Troca: R$ 300
Falha nos pontos de solda da base dos fusíveis
Solda: R$ 200
Falha no corretor de rotação da marcha lenta
Limpeza: R$ 40
Troca: R$ 450
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Vedação ineficiente no porta-malas
RUÍDOS (causados por)
Para-choques malfixados
Má regulagem do capô, porta-malas e portas (trepidam)
Afrouxamento da estrutura dos bancos
Mafixação do acabamento das portas
Folga nos retrovisores
Máquinas de vidro bambas
Isolamento precário do macaco, estepe e chave de roda
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALL
Para saber se seu Verona está na lista de recalls da fábrica entre em contato com o Centro de Atendimento Ford: 0800-703-3673
Verona 1994 a 1996: Troca das mangueiras de alimentação e retorno de combustível
Ano do recall: 1996
Verona 1995: caixa de direção hidráulica defeituosa
Ano do recall: 1996
Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).
Modelos já analisados: Gol, Palio, Celta, Fiesta, Clio, Peugeot 206, Fox, Uno, Corsa, Ka, Santana, Tempra, Monza, Escort, Kombi, Tipo e Vectra.