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Não compre no escuro - Os gêmeos da Autolatina

Os que estão no encalço de um Verona ou Apollo não podem deixar de conhecer os defeitos mais comuns nos modelos. Primeira geração ficou famosa pela instabilidade

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Foto:

A segunda geração do Verona trazia propulsor 2.0 multiponto

Esta edição da série Não compre no escuro trata de dois carros quase idênticos: o Verona (Ford) e o Apollo (Volkswagen). Para ajudar os leitores que pretendem comprar um usado, especialistas em diversas áreas (mecânica. elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos) listam os defeitos crônicos dos modelos. As informações ajudam quem já tem o modelo a montar um plano de manutenção. Confira também se os modelos passaram por algum recall.

No fim de 1989, a Ford lançou o Verona nas versões LX, com motor CHT 1.6, e GLX, com motor AP 1.8. No ano seguinte, a Volkswagen lançou o Apollo, equipado apenas com o propulsor 1.8, que era praticamente um Verona que ostentava na grade o escudo da marca alemã. As principais diferenças do Apollo, com proposta mais esportiva, eram as lanternas fumê na traseira e o painel. Mas a Volkswagen não se empolgou com o modelo, que saiu de linha em 1992.

[FOTO2]Esta primeira geração (dos dois modelos) conviveu com um problema na suspensão que deixava o carro instável nas retas e nas curvas. Para corrigi-lo, o Verona ganhou uma versão especial, chamada XR3 Fórmula, com controle eletrônico dos amortecedores. Nos anos seguintes, esse item foi transformado num dispendioso opcional. Em 1994, o Verona ganha novas linhas, à semelhança do modelo europeu, e as opções de motor 2.0 (com injeção eletrônica multiponto) e 1.8 (monoponto). Com o fim da Autolatina, em 1996, o Verona foi tirado de linha e substituído pelo Escort sedã.

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Problemas e orçamento

O ponto fraco desses modelos é o fornecimento de peças pelas autorizadas. As concessionárias Ford da Grande BH, que poderiam tê-las para o motor CHT, não trabalham com as peças do Verona. Já nas concessionárias Volkswagen, responsáveis pelos itens de reposição do motor AP (que equipou o Gol por muitos anos e hoje só existe na Saveiro) são encontradas poucas peças de reposição, já que esse motor vem tendo modificações com o passar dos anos.

MECÂNICOS

(1ª geração)

Geral

Discos de freio empenam
Trocados discos e pastilhas:
R$ 130

Folga nos rolamentos traseiros
Troca: R$ 80

Instabilidade
Troca dos amortecedores traseiros e alinhamento:
R$ 405

Falha no carburador eletrônico
Troca: R$ 800

MOTOR CHT (Verona 1.6)

Folgas prematuras nos braços oscilantes, buchas da barra estabilizadora e setor de direção
Troca: R$600

Folga na corrente de distribuição do motor
Troca: R$ 250

Vazamento de óleo na polia do virabrequim
Troca do retentor: R$ 70

Quebra do suporte do motor
Troca: R$ 75

Oxidação do carburador
Limpeza: R$ 110
Recuperação: R$ 580

MOTOR AP

Vazamento de óleo na tampa de válvula
Troca da junta da tampa: R$ 40

Quebra da catraca da embreagem
Troca da catraca: R$ 128

Folga na caixa de direção
Troca: R$ 495

Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo


VERONA E APOLLO 1.8

(1ª geração)

Folgas prematuras nas buchas dos leques e bieletas da barra estabilizadora
Troca: R$ 350

VERONA 1.8 e 2.0

(2ª geração)

Folgas prematuras nos leques, bieletas da barra estabilizadora e coifas da junta homocinética rasgam facilmente
Troca: R$400

ELÉTRICOS

(1ª geração)

VERONA E APOLLO

Falha no sensor térmico do radiador
Troca do sensor: R$ 90

Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 125

Defeito na chave de seta
Troca: R$ 240

Mal contato nas lanternas traseiras
Reparo e troca dos circuitos: R$ 180

Verona 1.8 monoponto

Falha no relé de potência da injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 85

Falha nos pontos de solda da base dos fusíveis
Solda: R$ 200

Falha no atuador de marcha lenta e conector
Troca dos componentes:
R$ 190

Falha no sensor de posição da borboleta e conector
Troca dos componentes:
R$ 180

Falha do bico injetor
Troca: R$ 320

VERONA 2.0 MULTIPONTO

Falha no sensor de posição da borboleta e conector
Troca dos componentes:
R$ 180

Falha na bomba de combustível (principalmente no modelo a álcool)
Troca: R$ 300

Falha nos pontos de solda da base dos fusíveis
Solda: R$ 200

Falha no corretor de rotação da marcha lenta
Limpeza: R$ 40
Troca: R$ 450

LATARIA/CARROCERIA

Com o passar dos anos as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500

Vedação ineficiente no porta-malas

RUÍDOS (causados por)

Para-choques malfixados
Má regulagem do capô, porta-malas e portas (trepidam)
Afrouxamento da estrutura dos bancos
Mafixação do acabamento das portas
Folga nos retrovisores
Máquinas de vidro bambas
Isolamento precário do macaco, estepe e chave de roda

A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200

RECALL

Para saber se seu Verona está na lista de recalls da fábrica entre em contato com o Centro de Atendimento Ford: 0800-703-3673

Verona 1994 a 1996: Troca das mangueiras de alimentação e retorno de combustível
Ano do recall: 1996

Verona 1995: caixa de direção hidráulica defeituosa
Ano do recall: 1996

Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).

Modelos já analisados: Gol, Palio, Celta, Fiesta, Clio, Peugeot 206, Fox, Uno, Corsa, Ka, Santana, Tempra, Monza, Escort, Kombi, Tipo e Vectra.