Chega a vez de o Celta ser submetido à avaliação de especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento, emissão de ruídos). Trata-se do terceiro modelo abordado na série "Não compre no escuro", que presta informações para auxiliar na compra de um veículo usado, bem como ajudar a estabelecer plano de manutenção para quem já tem o modelo. A série informa os problemas mais comuns de cada modelo com o custo médio cobrado para consertá-los.
. Não compre no escuro - Volkswagen Gol!
. Não compre no escuro - Fiat Palio!
Com a intenção (não consolidada) de ser o modelo mais simples e barato da GM, o Celta foi lançado no fim de 2000 usando praticamente o mesmo conjunto mecânico do Corsa. Ainda assim, por ser o modelo de entrada da marca, o Celta virou o campeão de vendas da GM no Brasil. Só em 2002 o modelo passa ater modelo de quatro portas e o novo motor VHC (Very High Compression), com ganho de 10 cv de potência. A motorização 1.4, que desenvolvia 85 cv, só veio em 2003 e foi abandonada no modelo 2007. Em 2005 chega às concessionárias a versão bicombustível do modelo. O Celta sofreu sua primeira reestilização em 2006, ganhando visual mais atual.
. Chevrolet Celta 1.0 x Ford Ka 1.0 - Confronto compacto
. Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
. Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo
MECÂNICOS
Vazamento de óleo na caixa de marcha
Troca do retentor da haste seletora: R$ 105
Troca do retentor da semi-árvore: R$ 70
Cheiro de combustível
Troca da flange: R$ 128
Vazamento de óleo na tampa de válvulas
Troca da junta: R$ 60
Desgaste do comando de válvula por falta de lubrificação
Trocas do comando de válvulas, balancins, anel da bobina, retentor, e da junta: R$ 520
Desgaste prematuro da correia dentada
Troca: R$ 390
Consumo elevado devido à falha na sonda lambda
Troca: R$ 530 (motores bicombustíveis) e R$ 105 (motores a gasolina)
Defeito na bomba de combustível faz motor apagar na partida a frio
Troca: R$ 330
Falha no sensor do nível do tanque de combustível
Troca: R$ 165
Saídas plásticas da tampa da bomba do tanque de combustível ressecam e trincam
Troca: R$ 110
Polia do alternador afrouxa e provoca ruídos
Aperto: R$ 25
ELÉTRICOS
Falha no sensor de velocidade que pára de passar informações à injeção eletrônica, fazendo o motor oscilar e até morrer
Troca do sensor: R$ 106
Queima do resistor da bóia do medidor de combustível
Troca: R$ 146
Falha no aterramento do motor faz marcha lenta do veículo oscilar e altera marcação de temperatura no painel
Reparo e troca do aterramento: R$ 100
Quebra da tampa da bomba de combustível
Troca da tampa: R$ 125
LATARIA/CARROCERIA
Má qualidade das soldas da carroceria fazem com que as chapas de aço se soltem e causem barulho
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
PROJETO
Posição vulnerável a furto da bateria
ACABAMENTO
Peças plásticas muito grandes no painel e forro da porta perdem a fixação e começam a ranger
RUÍDOS
Pára-choques bambeiam facilmente
Folgas na armação dos faróis e nos bancos
Falta de lubrificação nas fechaduras
Fragilidade do maquinário dos vidros
Péssimo isolamento das guarnições traseiras, da forração das portas e dos componentes do interior das portas
Má regulagem do capô e folgas nas peças no vão do motor
Dilatação da base de fixação do painel de instrumentos, feita de material plástico
Macaco, chave de roda e estepe bambos
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Marcha Livre (31-3481-3200) ; Engecar (31-3334-2912).
Modelos já analisados: VW Gol e Fiat Palio.