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Nissan adapta o Sunny para o papel de Versa sedã

Modelo foi a saída utilizada pela marca para não tirar a competitividade do Tiida, que ficou maior e mais caro

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Graças ao uso da estrutura do March/Micra, o sedã conseguiu manter o seu porte sem encarecer demais

Quando a Nissan exibiu a nova geração do Tiida, a imprensa norte-americana logo apostou que o modelo não conseguiria manter a etiqueta de preço convidativa. Principalmente no caso da carroceria sedã, também chamada de Versa como o hatch, que parte de cerca de US$ 10 mil nos Estados Unidos. Mas a Nissan resolveu o problema: agora o Versa sedã será o Sunny, versão sedã do March/Micra que será produzida no México para abastecer o mercado norte-americano - e também o Brasil e outros países latinos.

O estilo já havia sido antecipado, com linhas que são mais harmônicas do que as do atual Tiida sedã

Ainda assim, a mudança não foi o suficiente para segurar o preço, que aumentou em exatos US$ 1 mil, chegando a US$ 10.990. A filosofia de esticar compactos funcionou a contento, com a maioria das medidas mantidas em relação ao Tiida sedã atual, que é baseado sobre a arquitetura B0, que também envolve os compactos Renault Clio (europeu), Logan, Sandero e Livina, só para citar alguns.

A despeito do preço acessível, o novo Versa sedã não abdica dos itens de série, em especial na segurança, que não pode ser descuidada em razão das exigências dos crash-tests. Há ABS com EBD, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, além de seis airbags, frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina. A motorização fica por conta do 1.6 16V do grupo, capaz de gerar 107 cv de potência a 6 mil rpm e 14,7 kgfm de torque aos 4.400 giros, que pode ser conjugada a um câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT, com relações continuamente variáveis.

Painel dispensa perfumaria e tem estilo funcional, com destaque para os comandos circulares do ar, simplificados em relação ao Sunny original

Por aqui, a base mecânica será a mesma. Resta saber se o modelo, que desembarca no segundo semestre junto com o March hatch, terá os mesmos itens de segurança, dispensados no atual Tiida sedã em nome do preço.