A Nissan confirmou que vai trazer para o Brasil dois modelos híbridos leves, mas ainda sem data definida. Trata-se da tecnologia e-power, que usa a energia gerada pelo motor a combustão interna para carregar as baterias que de fato alimentam o propulsor elétrico, que é quem traciona as rodas do veículo.
Essa tecnologia já era esperada no lançamento da nova geração do sedã Versa e na reestilização do crossover Kicks no Brasil, que decepcionaram ao trazer apenas a opção do velho motor 1.6 aspirado com 114cv de potência e 15,5kgfm de torque.
Vale lembrar que esses modelos sequer receberam o aguardado motor 1.0 turbo, chegando ambos como velhas novidades. Por conta do baixo volume esperado, esses modelos eletrificados devem ser importados pela marca japonesa.
REDE Essa informação foi mencionada durante um encontro virtual de executivos da Nissan com a imprensa especializada para falar sobre a segunda fase do seu plano de eletrificação no Brasil. A principal ação anunciada foi o aumento da rede de concessionárias aptas a vender e realizar manutenção desse tipo de veículo.
Assim, as sete concessionárias (distribuídas em cinco estados e no Distrito Federal) que atendiam aos veículos eletrificados da marca no Brasil vão se transformar em 44 (espalhadas por 34 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal) já em setembro.
Após essa “recarga” feita na rede de concessionárias, a expectativa é vender até 500 unidade do Leaf por ano, que é o volume total de modelos elétricos de todas as marcas vendidos no Brasil atualmente. Apesar disso, a realidade mostra que a Nissan vendeu cerca de 200 unidade do Leaf desde 2019.
Resta saber se apenas fortalecer a rede de concessionárias e anunciar um posto de recarga rápida em cada uma delas será o bastante para atingir essa meta ousada. Afinal de contas, estamos falando de um hatchback, sim, dotado de muita tecnologia, mas ao custo de R$ 277.990 e voltado para um nicho que pode se dar esse luxo e, por este motivo, praticamente se vende sozinho.
LEAF O Nissan Leaf possui motor elétrico com 149cv de potência e 32,6kgfm de torque. As baterias de íon-lítio têm densidade energética de 40 kWh, que proporcionam autonomia de 272 quilômetros. Em um posto de recarga de 6.6 kW, são necessárias 8 horas para carregar as baterias por completo.
Além da propulsão elétrica, o Leaf vendido no Brasil traz muita tecnologia embarcada, como o Nissan Intelligent Safety Shield, que traz alerta e assistente de mudança de faixa; assistente de frenagem de emergência; controle de velocidade adaptativo; sistema de advertência de ponto cego; visão 360° com detector de movimento; alerta de atenção do motorista; monitoramento de pressão dos pneus; e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Nova rede
Confira a lista de cidades que vão vender e fazer a manutenção dos veículos eletrificados da Nissan a partir de setembro de 2021:AMAPÁ
Macapá
AMAZONAS
Manaus
BAHIA
Salvador
CEARÁ
Fortaleza
DISTRITO FEDERAL
Brasília
ESPÍRITO SANTO
Cachoeiro de Itapemirim
MATO GROSSO
Cuiabá
Rondonópolis
Sinop
MINAS GERAIS
Belo Horizonte
GOIÁS
Goiânia
PARÁ
Ananindeua
Belém
Marabá
PARANÁ
Curitiba
Foz do Iguaçu
PERNAMBUCO
Recife (2)
RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro (3)
RIO GRANDE DO SUL
Caxias do Sul
Gravataí
Ijuí
Porto Alegre
SANTA CATARINA
Araranguá
Balneário Camboriú
Florianópolis
SÃO PAULO
Campinas
Cotia
Franca
Guaratinguetá
Indaiatuba
Ribeirão Preto (2)
Santo André
São José dos Campos
São Paulo (7)