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Nissan Grand Livina - Vocação familiar

Modelo, terceiro nacional de sete lugares, começa a ser vendido esta semana, a partir de R$ 54.890. Objetivo do fabricante é comercializar 1,5 mil unidades até o fim do ano

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De Guarulhos (SP) - De olho em aumento na participação de mercado nacional, para 1,9% até o fim do ano, a Nissan lança o segundo modelo flex produzido no Brasil, o Grand Livina, um misto de monovolume com perua, que começa a ser vendido oficialmente nesta sexta-feira e cujo principal destaque são os sete lugares. O carro será comercializado em quatro versões de acabamento: 1.8 e 1.8 SL, com câmbio manual de seis marchas; 1.8 e 1.8 SL, com câmbio automático. A garantia é de três anos.

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Saiba qual é o concorrente do Livina



A Nissan pretende vender 1,5 mil unidades do novo modelo até o fim do ano e, para isso, visa a concorrentes tanto do segmento dos monovolumes médios como das peruas. O único concorrente direto, no entanto, dentro da proposta de sete lugares, é o Chevrolet Zafira. Além dele, há o multiuso Fiat Doblò.

Terceiro vidro lateral, aliado ao traseiro, aumenta a visibilidade. Tons escuros adotados no painel decorrem de resultado de pesquisa. Com todos os bancos rebatidos, capacidade aumenta para 964 litros


Tamanho
O Grand Livina cresceu em 24 cm de comprimento em relação ao Livina, comercializado desde o início do ano, mas manteve a distância entre-eixos. A marca, no entanto, aposta em um público mais exigente, familiar e que usa o veículo bastante em estrada. Por isso, procurou caprichar um pouco mais no acabamento, principalmente da versão topo de linha, que tem bancos em couro e detalhes cromados no painel. Mas o restante do material empregado no interior merecia um pouco mais de cuidado.

Assim como no que diz respeito à segurança. Nem a versão topo é equipada com encosto de cabeça para o passageiro do meio da segunda fileira, que também precisa se virar com um cinto abdominal. O airbag é de série desde a versão de entrada, mas somente para o motorista (como no Livina) e os freios ABS só estão disponíveis na versão SL.

Versatilidade
A facilidade de manuseio dos bancos e inúmeras configurações permitidas no interior merecem destaque. A segunda fileira é deslizante, rebatível em 2/3 e 1/3 e ainda reclinável, permitindo bastante conforto aos passageiros das laterais. O do meio sofre com pouco espaço, que também é limitado para os dois últimos lugares (principalmente porque o assoalho é mais alto e os joelhos, mesmo de uma pessoa de baixa estatura, ficam dobrados), mas, se a proposta for andar por pouco tempo (ou com crianças), cumpre-se o objetivo. Outro detalhe interessante é que os bancos do meio podem ser dobrados (se não ocupados), dando bastante espaço para as pernas de quem está na última fileira.

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A Nissan procurou oferecer também um mimo, a chave I-Key, que abre o carro mesmo dentro do bolso (ou bolsa). Mas, para dar a partida, é preciso girar um botão na ignição, como se fosse uma chave. A opção também só é disponível na versão SL.

Veja como foi a entrevista com Mario Furtado, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, realizada no final de abril!

Desempenho
A versão testada, em cerca de 200 quilômetros, basicamente de rodovias e em bom estado de conservação, foi a SL com câmbio automático. Com três pessoas e ar-condicionado ligado, apresentou bom desempenho. A posição de dirigir também é muito boa (embora o volante só tenha regulagem de altura), assim como a visibilidade, ampliada pela grande área envidraçada.

Preços
A Grand Livina 1.8 manual tem preço sugerido de R$ 54.890 e a versão SL, de R$ 61.190. Com câmbio automático, custa R$ 59.490 (básico), e R$ 65.390, na versão SL.

Características
Motor
Tipo Quatro cilindros em linha, 1.8 16V
Posição Dianteiro
Cilindrada (cm3) 1.798
Válvulas 16
Diâmetro/Curso (mm) 84 x 81,1
Taxa de compressão 9,9:1
Potência (cv/rpm) 125 (G) / 126 (A) a 5.200
Torque (mkgf/rpm) 17,5 a 4.800
Combustível Gasolina/Álcool
Transmissão
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 4,42
Largura (m) 1,69
Altura (m) 1,91 (com espelhos)
Entre-eixos (m) 2,60
Porta-Malas (l) 123 (com todos os bancos), 589 (terceira fileira rebatida), 607 (terceira fileira rebatida mais compartimento sob o assoalho) e 964 (com todos os bancos rebatidos)
Tanque de Combustível (l) 50
Peso (kg) 1.293 (manual) e 1.306 (automático)
Desempenho - Manual
0 a 100 km/h (s) 11 (A)
Velocidade máxima (km/h) 189 (G) / 190 (A)
Consumo - Manual
Cidade (km/l) 11,4 (G) / 6,9 (A)
Estrada (km/l) 15,7 (G) / 9,4 (A)
Média (km/l) 13,5 (G) / 8,1 (A)
Desempenho - Automático
0 a 100 km/h (s) 11,9 (A)
Velocidade máxima (km/h) 180 (G) / 181 (A)
Consumo - Automático
Cidade (km/l) 11,2 (G) / 6,7 (A)
Estrada (km/l) 16,8 (G) / 10,1 (A)
Média (km/l) 14 (G) / 8,4 (A)
Fonte:Nissan

(*) Jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil.

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