De Guarulhos (SP) - De olho em aumento na participação de mercado nacional, para 1,9% até o fim do ano, a Nissan lança o segundo modelo flex produzido no Brasil, o Grand Livina, um misto de monovolume com perua, que começa a ser vendido oficialmente nesta sexta-feira e cujo principal destaque são os sete lugares. O carro será comercializado em quatro versões de acabamento: 1.8 e 1.8 SL, com câmbio manual de seis marchas; 1.8 e 1.8 SL, com câmbio automático. A garantia é de três anos.
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Saiba qual é o concorrente do Livina
A Nissan pretende vender 1,5 mil unidades do novo modelo até o fim do ano e, para isso, visa a concorrentes tanto do segmento dos monovolumes médios como das peruas. O único concorrente direto, no entanto, dentro da proposta de sete lugares, é o Chevrolet Zafira. Além dele, há o multiuso Fiat Doblò.
Tamanho
O Grand Livina cresceu em 24 cm de comprimento em relação ao Livina, comercializado desde o início do ano, mas manteve a distância entre-eixos. A marca, no entanto, aposta em um público mais exigente, familiar e que usa o veículo bastante em estrada. Por isso, procurou caprichar um pouco mais no acabamento, principalmente da versão topo de linha, que tem bancos em couro e detalhes cromados no painel. Mas o restante do material empregado no interior merecia um pouco mais de cuidado.
Assim como no que diz respeito à segurança. Nem a versão topo é equipada com encosto de cabeça para o passageiro do meio da segunda fileira, que também precisa se virar com um cinto abdominal. O airbag é de série desde a versão de entrada, mas somente para o motorista (como no Livina) e os freios ABS só estão disponíveis na versão SL.
Versatilidade
A facilidade de manuseio dos bancos e inúmeras configurações permitidas no interior merecem destaque. A segunda fileira é deslizante, rebatível em 2/3 e 1/3 e ainda reclinável, permitindo bastante conforto aos passageiros das laterais. O do meio sofre com pouco espaço, que também é limitado para os dois últimos lugares (principalmente porque o assoalho é mais alto e os joelhos, mesmo de uma pessoa de baixa estatura, ficam dobrados), mas, se a proposta for andar por pouco tempo (ou com crianças), cumpre-se o objetivo. Outro detalhe interessante é que os bancos do meio podem ser dobrados (se não ocupados), dando bastante espaço para as pernas de quem está na última fileira. Veja mais fotos do Grand Livina!
A Nissan procurou oferecer também um mimo, a chave I-Key, que abre o carro mesmo dentro do bolso (ou bolsa). Mas, para dar a partida, é preciso girar um botão na ignição, como se fosse uma chave. A opção também só é disponível na versão SL.
Veja como foi a entrevista com Mario Furtado, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, realizada no final de abril!
Desempenho
A versão testada, em cerca de 200 quilômetros, basicamente de rodovias e em bom estado de conservação, foi a SL com câmbio automático. Com três pessoas e ar-condicionado ligado, apresentou bom desempenho. A posição de dirigir também é muito boa (embora o volante só tenha regulagem de altura), assim como a visibilidade, ampliada pela grande área envidraçada.
Preços
A Grand Livina 1.8 manual tem preço sugerido de R$ 54.890 e a versão SL, de R$ 61.190. Com câmbio automático, custa R$ 59.490 (básico), e R$ 65.390, na versão SL.
Características | |
Motor | |
Tipo | Quatro cilindros em linha, 1.8 16V |
Posição | Dianteiro |
Cilindrada (cm3) | 1.798 |
Válvulas | 16 |
Diâmetro/Curso (mm) | 84 x 81,1 |
Taxa de compressão | 9,9:1 |
Potência (cv/rpm) | 125 (G) / 126 (A) a 5.200 |
Torque (mkgf/rpm) | 17,5 a 4.800 |
Combustível | Gasolina/Álcool |
Transmissão | |
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira | |
Dimensões e Capacidades | |
Comprimento (m) | 4,42 |
Largura (m) | 1,69 |
Altura (m) | 1,91 (com espelhos) |
Entre-eixos (m) | 2,60 |
Porta-Malas (l) | 123 (com todos os bancos), 589 (terceira fileira rebatida), 607 (terceira fileira rebatida mais compartimento sob o assoalho) e 964 (com todos os bancos rebatidos) |
Tanque de Combustível (l) | 50 |
Peso (kg) | 1.293 (manual) e 1.306 (automático) |
Desempenho - Manual | |
0 a 100 km/h (s) | 11 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 189 (G) / 190 (A) |
Consumo - Manual | |
Cidade (km/l) | 11,4 (G) / 6,9 (A) |
Estrada (km/l) | 15,7 (G) / 9,4 (A) |
Média (km/l) | 13,5 (G) / 8,1 (A) |
Desempenho - Automático | |
0 a 100 km/h (s) | 11,9 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 180 (G) / 181 (A) |
Consumo - Automático | |
Cidade (km/l) | 11,2 (G) / 6,7 (A) |
Estrada (km/l) | 16,8 (G) / 10,1 (A) |
Média (km/l) | 14 (G) / 8,4 (A) |
(*) Jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil.
