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Nissan lança o sedã-grande Altima no Brasil por R$ 99,8 mil

A marca japonesa decidiu atacar também no segmento de sedãs grandes, passando a importar dos EUA um modelo que ainda não estava à venda no mercado nacional

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Nissan lança o sedã-grande Altima no Brasil por R$ R$ 99,8 mil
Nissan lança o sedã-grande Altima no Brasil por R$ R$ 99,8 mil Foto: Nissan lança o sedã-grande Altima no Brasil por R$ R$ 99,8 mil


A Nissan, além da fábrica que está construindo em Resende (RJ), lançou nova geração do médio mexicano Sentra e, para completar a família de sedãs, faltava o Altima, que chega agora importado dos Estados Unidos em uma única versão, a SL, equipada com motor 2.5 de quatro cilindros, que gera 182cv; e câmbio CVT ao preço (bem competitivo) de R$ 99.800 (pacote fechado). Ele concorre com Ford Fusion, Honda Accord, Hyundai Azera etc.

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As elegantes linhas do Altima foram criadas pelo estúdio de design da Nissan na Califórnia (EUA). Na terra do Tio Sam, figura sempre entre os três automóveis mais vendidos. Na frente, destaque para a grade larga, que representa a nova identidade visual da marca; os faróis (e lanternas traseiras), em formato de bumerangue, e o para-choque encorpado, que abriga os faróis de neblina. De perfil, chamam a atenção os para-lamas proeminentes, a linha de cintura alta, os vincos laterais e as rodas de liga, que quebram um pouco da sobriedade e dão um toque de esportividade. De acordo com a Nissan, o novo design possibilitou a redução (em 5%) do coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) para 0,30.



SEGURANÇA
Ponto positivo do Altima é o pacote de segurança, bem completo e que inclui, além de seis airbags, controles de tração e estabilidade, controle ativo de subesterço (mantém o carro sob controle em curvas fechadas); sistema de monitoramento da pressão dos pneus, dispositivos que monitoram pontos cegos e mudanças de faixa sem aviso e detector de objetos em movimento.

Porta-malas tem capacidade para levar a bagagem da família



CONFORTO
O Altima tem acabamento interno de boa qualidade e a lista de equipamentos de conforto da versão SL (a única disponível) também é bem ampla, com destaque para chave inteligente (dá a partida no carro e liga o ar-condicionado a 60 metros de distância), e para os bancos dianteiros “gravidade zero” (foram desenvolvidos com base em estudos da Nasa), que, com estrutura articulada e espumas de diferentes densidades, conseguem apoiar bem o corpo e a coluna, evitando cansaço em percursos longos. Por outro lado, a marca falhou ao desprezar regulagens elétricas para o passageiro da frente e o sensor de chuva, atualmente presente até em carros básicos.

De perfil, chamam a atenção os para-lamas salientes, a linha de cintura elevada e na traseira destacam-se as lanternas em formato de bumerangue



FÔLEGO
A Nissan acertou ao fazer a opção por equipamentos e não por motor, um novo 2.5 de quatro cilindros (mais leve e eficiente), nenhum exemplo de esportividade, mas que dá conta do recado. O câmbio CVT, que tem tecla Sport, também ajuda, tanto no desempenho quanto na redução do consumo.

(*) O jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil.

 

Ficha técnica
» Motor
– 2.5, de 182cv de potência e 24,7kgfm de torque
» Câmbio – Do tipo CVT (continuamente variável)
» Suspensão – Dianteira, McPherson; e traseira, multilink
» Dimensões – Comprimento, 4,86m; largura, 1,83m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,77m
» Porta-malas – 436 litros
» Peso – 1.469 quilos

O novo motor de quatro cilindros não esbanja potência, mas é suficiente para proporcionar bom desempenho