A Nissan, além da fábrica que está construindo em Resende (RJ), lançou nova geração do médio mexicano Sentra e, para completar a família de sedãs, faltava o Altima, que chega agora importado dos Estados Unidos em uma única versão, a SL, equipada com motor 2.5 de quatro cilindros, que gera 182cv; e câmbio CVT ao preço (bem competitivo) de R$ 99.800 (pacote fechado). Ele concorre com Ford Fusion, Honda Accord, Hyundai Azera etc.
CLIQUE E VEJA FOTOS DO ALTIMA!
As elegantes linhas do Altima foram criadas pelo estúdio de design da Nissan na Califórnia (EUA). Na terra do Tio Sam, figura sempre entre os três automóveis mais vendidos. Na frente, destaque para a grade larga, que representa a nova identidade visual da marca; os faróis (e lanternas traseiras), em formato de bumerangue, e o para-choque encorpado, que abriga os faróis de neblina. De perfil, chamam a atenção os para-lamas proeminentes, a linha de cintura alta, os vincos laterais e as rodas de liga, que quebram um pouco da sobriedade e dão um toque de esportividade. De acordo com a Nissan, o novo design possibilitou a redução (em 5%) do coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) para 0,30.
SEGURANÇA Ponto positivo do Altima é o pacote de segurança, bem completo e que inclui, além de seis airbags, controles de tração e estabilidade, controle ativo de subesterço (mantém o carro sob controle em curvas fechadas); sistema de monitoramento da pressão dos pneus, dispositivos que monitoram pontos cegos e mudanças de faixa sem aviso e detector de objetos em movimento.
CONFORTO O Altima tem acabamento interno de boa qualidade e a lista de equipamentos de conforto da versão SL (a única disponível) também é bem ampla, com destaque para chave inteligente (dá a partida no carro e liga o ar-condicionado a 60 metros de distância), e para os bancos dianteiros “gravidade zero” (foram desenvolvidos com base em estudos da Nasa), que, com estrutura articulada e espumas de diferentes densidades, conseguem apoiar bem o corpo e a coluna, evitando cansaço em percursos longos. Por outro lado, a marca falhou ao desprezar regulagens elétricas para o passageiro da frente e o sensor de chuva, atualmente presente até em carros básicos.
FÔLEGO A Nissan acertou ao fazer a opção por equipamentos e não por motor, um novo 2.5 de quatro cilindros (mais leve e eficiente), nenhum exemplo de esportividade, mas que dá conta do recado. O câmbio CVT, que tem tecla Sport, também ajuda, tanto no desempenho quanto na redução do consumo.
(*) O jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil.
Ficha técnica
» Motor – 2.5, de 182cv de potência e 24,7kgfm de torque
» Câmbio – Do tipo CVT (continuamente variável)
» Suspensão – Dianteira, McPherson; e traseira, multilink
» Dimensões – Comprimento, 4,86m; largura, 1,83m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,77m
» Porta-malas – 436 litros
» Peso – 1.469 quilos