Infelizmente, ainda existem muitos automóveis comercializados no mercado brasileiro que deixam a desejar quando o assunto é segurança. Isso ficou mais uma vez comprovado com o teste de impacto realizado pelo Latin NCAP no Nissan March, hatch compacto produzido em Resende, no Rio de Janeiro. O modelo recebeu apenas uma estrela (em cinco possíveis) na proteção para adultos e duas para crianças. A ausência de equipamentos e sistemas de segurança, além de estrutura frágil, são os motivos que contribuíram para a baixa pontuação.
Em dezembro de 2016, o Nissan March foi submetido ao crash test do Latin NCAP e na ocasião foi classificado com três estrelas para proteção a adultos e uma para criança. Agora, com novos parâmetros e testes mais rígidos, o hatch compacto perdeu duas estrelas na proteção para adultos e ganhou uma na segurança para crianças. O modelo testado era equipado apenas com dois airbags.
De acordo com o relatório do Latin NCAP, no teste de impacto frontal ficou constatado que a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro da frente tiveram boa proteção. Já a proteção do peito do condutor e do acompanhante foi considerada ruim. Ainda de acordo com a entidade, a proteção aos joelhos do motorista e do passageiro foi considerada fraca, já que foram observadas “estruturas perigosas na zona do painel contra as quais poderiam impactar”.
A proteção às tíbias do motorista foi classificada como boa, enquanto a do acompanhante foi avaliada como adequada. Em relação à estrutura do habitáculo do hatch, o Latin NCAP considerou instável, bem como a zona da área dos pés, que demonstrou adequada.
No teste de impacto lateral, o Nissan March apresentou boa proteção para a cabeça e a pelve, proteção marginal para o peito e adequada para o abdome. O Latin NCAP justifica o resultado de uma estrela para a segurança do adulto pelo fato de o modelo não contar com controle de estabilidade e nem com lembrete de uso do cinto de segurança padrão. Já a proteção para crianças subiu de uma para duas estrelas, nota relativamente baixa, já que o modelo não conta com sistemas de ancoragem de cadeirinha infantil.