A Nissan acaba de apresentar o novo Sentra no Brasil: trata-se da quarta geração no país e da oitava em âmbito mundial. A carroceria, mais arrojada, lembra a do atual Versa. O "detalhe" é que o modelo já está à venda em outros mercados desde o fim de 2019. Por aqui, a chegada era esperada desde 2020. Porém, ele é o único atrasado: os lançamentos de outros carros também acabaram demorando bem mais que o previsto.
O VRUM relembra 5 carros cujos lançamentos atrasaram em relação ao cronograma original dos fabricantes. E, ao contrário do Nissan Sentra, a maioria nem enfrentou imprevistos: a demora deveu-se simplesmente a mudanças nos planos dos fabricantes. Confira o listão!
1- Nissan Sentra
Em 2021, a Nissan já confirmava a nova linhagem do Nissan Sentra para o Brasil. Passaram-se, portanto, cerca de dois anos entre o anúncio e a efetiva chegada do sedan. Como, naquele mesmo ano, a antiga geração saiu do mercado, a gama do modelo simplesmente ficou fora do mercado durante todo esse período.
No evento de lançamento, o fabricante atribuiu o atraso à pandemia, mas não entrou em detalhes. Vale lembrar que o sedan acaba de passar por uma reestilização na Ásia.
Já dirigimos o novo Nissan Sentra: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion!
2- Kia Rio
Eis o carro mais atrasado da história, ao menos por aqui. O Grupo Gandini, representante da Kia, confirmou o lançamento do Rio em novembro de 2016, durante o Salão do Automóvel de São Paulo (este jornalista que vos escreve estava lá e presenciou o anúncio). No ano seguinte, o hatch começou a ser produzido no México, o que viabilizaria a importação, já que o país tem acordo comercial com o Brasil.
Mas o tempo foi passando, e nada de o Kia Rio dar as caras. O lançamento só ocorreu em janeiro de 2020, mais de três anos após o anúncio do representante. Para piorar, o hatch chegou logo antes da pandemia, que castigou, em especial, o segmento de automóveis compactos. No fim das contas, o modelo permaneceu no mercado por menos de dois anos e teve apenas 540 unidades comercializadas.
3- Ford F-150
O Nissan Sentra não é o único carro a chegar ao Brasil em 2023 após uma longa espera. Aliás, o outro modelo demorou até mais que ele para desembarcar ao país: trata-se da Ford F-150. A Ford ensaia importar a picape há pelo seis anos, quando mostrou uma unidade, na versão esportiva Raptor, no Salão do Automóvel de São Paulo.
Em 2018, a caminhonete não só voltou a ganhar destaque na mostra paulista, como teve até um evento de apresentação à imprensa, no campo de provas do fabricante, em Tatuí (SP). Em 2023, a Ford enfim iniciou a pré-venda da picape no país, mas o primeiro lote, composto por 500 veículos, já esgotou. A negociação normal, na rede de concessionárias, está prevista para começar em maio.
4- Ford Mustang
Outro dos carros da Ford cujo lançamento no Brasil poderia dar origem a uma novela é o Mustang. Desde 2014, o esportivo marca presença nas edições do Salão do Automóvel de São Paulo: a Ford, por sua vez, dizia que planejava lançá-lo, mas nunca marcava uma data.
O desembarque acabou acontecendo somente em 2018, após quatro anos de especulações. Desde então, o Mustang já teve diferentes versões no mercado brasileiro, como a Black Shadow e a Mach1. No exterior, o pony-car acaba de ganhar uma nova geração, que já é esperada por aqui.
Primeira geração do Mustang data de 1964: confira o vídeo do modelo original junto com o atual!
- Assista mais vídeos no canal do VRUM no YouTube!
5- Fiat Bravo
Bem antes da chegada de Nissan Sentra, Ford F-150 e demais carros, o mercado brasileiro já vivenciava atrasos com os lançamentos de determinados carros. Um deles aconteceu com o Fiat Bravo. O hatch médio entrou no mercado europeu em 2007 e, inicialmente, pareceu que ele não demoraria a atravessar o Atlântico; afinal, no ano seguinte, exemplares já eram vistas em testes na fábrica de Betim (MG).
Ledo engano. O fabricante foi priorizando outros projetos e deixando o Bravo para depois. Bem depois: o lançamento só se concretizou quase três anos mais tarde, em novembro de 2010. Acabou ofuscado pela segunda geração do Ford Focus e pela primeira linhagem do Hyundai i30, que vieram logo antes. O modelo acabou saindo de linha em 2016, com uma participação discreta no mercado.