UAI

Nissan Sentra demorou demais? Veja 5 carros que chegaram atrasados

Mercado brasileiro tem vários exemplos de automóveis que tardaram bem mais que o esperado para chegar às ruas

Publicidade
Noa geração do Nissan Sentra chegou ao Brasil com cerca de dois anos de atraso
Noa geração do Nissan Sentra chegou ao Brasil com cerca de dois anos de atraso Foto: Noa geração do Nissan Sentra chegou ao Brasil com cerca de dois anos de atraso

A Nissan acaba de apresentar o novo Sentra no Brasil: trata-se da quarta geração no país e da oitava em âmbito mundial. A carroceria, mais arrojada, lembra a do atual Versa. O "detalhe" é que o modelo já está à venda em outros mercados desde o fim de 2019. Por aqui, a chegada era esperada desde 2020. Porém, ele é o único atrasado: os lançamentos de outros carros também acabaram demorando bem mais que o previsto.

O VRUM relembra 5 carros cujos lançamentos atrasaram em relação ao cronograma original dos fabricantes. E, ao contrário do Nissan Sentra, a maioria nem enfrentou imprevistos: a demora deveu-se simplesmente a mudanças nos planos dos fabricantes. Confira o listão!

1- Nissan Sentra

nissan sentra modelo 2023 exclusive 2.0 cvt branco de lateral no calcamento
Segundo a Nissan, pandemia causou demora no lançamento do Sentra

Em 2021, a Nissan já confirmava a nova linhagem do Nissan Sentra para o Brasil. Passaram-se, portanto, cerca de dois anos entre o anúncio e a efetiva chegada do sedan. Como, naquele mesmo ano, a antiga geração saiu do mercado, a gama do modelo simplesmente ficou fora do mercado durante todo esse período.

No evento de lançamento, o fabricante atribuiu o atraso à pandemia, mas não entrou em detalhes. Vale lembrar que o sedan acaba de passar por uma reestilização na Ásia.

Já dirigimos o novo Nissan Sentra: assista ao vídeo!

https://youtu.be/fH679PnBhfQ

2- Kia Rio

Kia Rio vermelho de frente com o morro do Pão de Açúcar ao fundo
Kia anunciou a chegada do Rio em 2016, mas lançamento só ocorreu em 2020

Eis o carro mais atrasado da história, ao menos por aqui. O Grupo Gandini, representante da Kia, confirmou o lançamento do Rio em novembro de 2016, durante o Salão do Automóvel de São Paulo (este jornalista que vos escreve estava lá e presenciou o anúncio). No ano seguinte, o hatch começou a ser produzido no México, o que viabilizaria a importação, já que o país tem acordo comercial com o Brasil.

Mas o tempo foi passando, e nada de o Kia Rio dar as caras. O lançamento só ocorreu em janeiro de 2020, mais de três anos após o anúncio do representante. Para piorar, o hatch chegou logo antes da pandemia, que castigou, em especial, o segmento de automóveis compactos. No fim das contas, o modelo permaneceu no mercado por menos de dois anos e teve apenas 540 unidades comercializadas.

3- Ford F-150

Nova Ford F-150 cor vermelha
Ford F-150 deve chegar às lojas em maio

O Nissan Sentra não é o único carro a chegar ao Brasil em 2023 após uma longa espera. Aliás, o outro modelo demorou até mais que ele para desembarcar ao país: trata-se da Ford F-150. A Ford ensaia importar a picape há pelo seis anos, quando mostrou uma unidade, na versão esportiva Raptor, no Salão do Automóvel de São Paulo.

Em 2018, a caminhonete não só voltou a ganhar destaque na mostra paulista, como teve até um evento de apresentação à imprensa, no campo de provas do fabricante, em Tatuí (SP). Em 2023, a Ford enfim iniciou a pré-venda da picape no país, mas o primeiro lote, composto por 500 veículos, já esgotou. A negociação normal, na rede de concessionárias, está prevista para começar em maio.

4- Ford Mustang

Ford Mustang Mach1 azul de frente em movimento
Ford passou anos ensaiando o lançamento do Mustang

Outro dos carros da Ford cujo lançamento no Brasil poderia dar origem a uma novela é o Mustang. Desde 2014, o esportivo marca presença nas edições do Salão do Automóvel de São Paulo: a Ford, por sua vez, dizia que planejava lançá-lo, mas nunca marcava uma data.

O desembarque acabou acontecendo somente em 2018, após quatro anos de especulações. Desde então, o Mustang já teve diferentes versões no mercado brasileiro, como a Black Shadow e a Mach1. No exterior, o pony-car acaba de ganhar uma nova geração, que já é esperada por aqui.

Primeira geração do Mustang data de 1964: confira o vídeo do modelo original junto com o atual!

https://youtu.be/as8E7Rsd8mQ

  • Assista mais vídeos no canal do VRUM no YouTube

5- Fiat Bravo

Fiat Bravo T-Jet azul de frente em movimento
Fiat Bravo chegou ao mercado com cerca de dois anos de atraso, em novembro de 2010

Bem antes da chegada de Nissan Sentra, Ford F-150 e demais carros, o mercado brasileiro já vivenciava atrasos com os lançamentos de determinados carros. Um deles aconteceu com o Fiat Bravo. O hatch médio entrou no mercado europeu em 2007 e, inicialmente, pareceu que ele não demoraria a atravessar o Atlântico; afinal, no ano seguinte, exemplares já eram vistas em testes na fábrica de Betim (MG).

Ledo engano. O fabricante foi priorizando outros projetos e deixando o Bravo para depois. Bem depois: o lançamento só se concretizou quase três anos mais tarde, em novembro de 2010. Acabou ofuscado pela segunda geração do Ford Focus e pela primeira linhagem do Hyundai i30, que vieram logo antes. O modelo acabou saindo de linha em 2016, com uma participação discreta no mercado.