UAI

No circuito das máquinas mais cobiçadas do mundo

Pilotar uma Ferrari e outros supercarros nas férias é um sonho possível aos amantes dos automóveis e ótima opção de passeio aos turistas na Itália, além de ser um negócio altamente lucrativo, inclusive para brasileiros

Publicidade
Foto:

De Modena, Itália - A Itália é um dos países europeus mais procurados por turistas do mundo inteiro. Mas se você pensa que os atrativos se resumem ao romantismo de Veneza, à gastronomia da Toscana, às belezas de Roma ou o espiritualismo do Vaticano, enganou-se.

 

Muitos visitantes querem mais: a fantástica experiência de pilotar uma 'supermáquina' em uma estrada italiana! O circuito dos superesportivos já consta no roteiro turístico de muitas agências de viagens, que levam pessoas de todo o planeta para conhecer de perto as fábricas que produzem os bólidos e de quebra ainda dar uma de 'patrão' por alguns minutos, acelerando as máquinas.

 

Clique aqui e veja mais fotos!


Com sedes de grandes marcas de carros esportivos, a região da Emília Romagna atrai os apaixonados pelos possantes. A cidade de Modena é cercada por cinco importantes fabricantes: Ferrari, Lamborghini, Ducati, Maserati e Pagani. As duas primeiras construíram, anexos às linhas de montagem, modernos prédios que abrigam museus, lojas, restaurantes e cafés temáticos. Em Sant'Agata, uma pequena cidade com menos de seis mil habitantes, é possível acompanhar de perto a montagem quase artesanal de um Aventador dentro da fábrica da Lamborghini. A visita custa 40 euros, mas se você ficou com água na boca, pode mostrar seus dotes de pilotos por alguns minutos, alugando um modelo da marca na saída do museu.

Lamborghini Aventador


Do outro lado de Modena, no distrito de Maranello, bandeiras vermelhas e quadriculadas tremulam

anunciando a chegada na sede oficial da Ferrari. O turista é convidado a conhecer a história da marca em um moderno museu, que em julho deste ano bateu recorde histórico de visitantes, recebendo cerca de 35 mil pessoas. A visita à linha de montagem é permitida, basta que você preencha apenas um requisito: ter uma Ferrari na garagem. Se você ainda não tem a sua, passe direto na portaria e vá ao museu. É lá que estão as mais belas criações da marca italiana. O visitante pode conhecer de perto a rotina nos boxes da equipe de engenheiros, mecânicos e técnicos que acompanham a scuderia nos GP's de Fórmula 1 ao redor do globo e posar para fotos ao lado dos carros de corrida que fizeram história nas pistas.

A história da scuderia através das gerações dos carros de Fórmula 1


São mais de 40 carros expostos em cinco salões dentro do museu, que contam a história da marca do cavallino rampante, desde a Ferrari 166 Aerlux, de 1949, até os mais novos lançamentos, como a FF, de 2011. Há uma ala apenas para motores, afinal, o coração das máquinas merece um destaque especial. Outro espaço é dedicado ao fundador da marca, Enzo Ferrari. Guias falando inglês e italiano acompanham os visitantes nos ambientes. Objetos de arte inspirados na marca e livros publicados sobre a Ferrari e seu criador também fazem parte do passeio. O visitante conhece os detalhes minuciosos da produção de uma Ferrari, desde o bloco do motor até o cuidado com a manipulação do couro de primeira, que reveste os estofados dos carros. Dois simuladores fazem os visitantes experimentarem a emoção de pilotar um carro de Fórmula 1. Os troféus e títulos conquistados pela Ferrari estão expostos na galeria da vitória, próximo aos históricos uniformes usados pelos pilotos. É impossível deixar o museu sem estar com o pensamento longe, viajando pelo mundo das máquinas.

Uma das alas do Mudeu da Ferrari


Um ônibus com guias da Ferrari conduz os visitantes do museu à pista de Fiorano, onde as Ferrari produzidas desde 1972 são testadas, e passa por uma avenida interna que corta prédios da administração da marca e de produção dos veículos. Um laboratório permite que os visitantes conheçam na prática o trabalho dos profissionais da Ferrari. O espaço abriga uma estação de realidade aumentada, uma tecnologia inovadora que, através de seu sofisticado software, praticamente reconstrói qualquer objeto, como, por exemplo, um motor de Ferrari em uma tela como se fosse realmente em nossas mãos. Palestras no local sobre temas que fazem parte dos processos de produção, integram o museu.


Na saída, não se assuste se for abordado nas ruas próximas com convites para pilotar uma Ferrari. Várias empresas alugam os possantes por períodos que variam entre 10 minutos e uma hora. Negociando, é possível passar mais tempo com o superesportivo. Se você se contenta apenas com um aperitivo, há locações a partir de 80 euros, com direito a pilotagem em uma estrada próxima. Brasileiros podem chorar um desconto em uma das locadoras e dirigir uma F430 Spider por 50 euros. Se você tiver coragem e domínio da máquina, o instrutor te permite chegar aos 170 km/h em vias públicas da cidade ou até 290 km/h em pista fechada. Você pisa no acelerador e escuta o ronco do motor V8 como se fosse uma sinfonia, suas costas colam no encosto do banco nos arranques e retomadas de marchas, as curvas são vencidas com precisão quase cirúrgica e o ponteiro no no painel de instrumentos sobe tão rápido que fica difícil acompanhar. Nos modelos conversíveis, a sensação de prazer é reforçada pelo vento, que ganha força na medida em que o ronco do motor vai ficando ainda mais grave. O corte dos motores ocorre ainda em estado de êxtase. Todos esses fenômenos acontecendo ao mesmo tempo resultam em uma emoção indescritível.

 

Registramos o test drive que fizemos no modelo California, em Maranello: 

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_181612').innerHTML='';}


Oportunidade de negócio

A empresa que oferece o desconto aos turistas brasileiros pertence ao pernambucano Jean Jacques, que possui seis Ferrari dos modelos 458 (Spider e coupé), Califórnia e F430 (Spider, coupé e Scuderia) junto com dois sócios italianos. Jean chegou na Ferrari para trabalhar no museu, por indicação do cunhado, que é mecânico dos carros de Fórmula 1 da Ferrari. Há pouco mais de um ano, ele abriu a Fast in Red, que faz sucesso em Maranello, principalmente entre brasileiros. “Eles adoram carros e não medem esforços para dirigir uma Ferrari pela primeira vez, inclusive muitos famosos me procuram para alugar uma Ferrari”, diz o empresário, que recentemente atendeu o ator Lázaro Ramos.

Pátio de uma das locadoras de Ferari de Maranello


Com motor V8 de 490 cv de potência, a Califórnia é um dos modelos mais procurados. O valor de custo dela na Itália é de 220 mil euros e em uma empresa de locação aos turistas, rende 36 mil euros por mês, segundo Jean.


O empresário já pensa em levar seu trabalho ao Brasil, alugando carrões no Recife. Ele acredita que dará muito certo, pois há poucas opções deste tipo de serviço no Brasil, mesmo assim por valores bem mais altos do que ele pensa em cobrar sem deixar de lucar.

 

Emílio Camanzi testou a Ferrari 599 GTB em Maranello. Clique aqui e assista no site da revista Ragga!


Sonho camuflado

Em Maranello, não é difícil se deparar com marmanjos emocionados, como uma criança que vai à Disney e vê o Mickey pela primeira vez. Jean descreve seu trabalho como um realizador de sonhos e conta que recentemente um cliente holandês pediu para que a empresa camuflasse uma Ferrari 458 Itália para ele alugar por três horas. Além do contrato de 800 euros, o fã da marca arcou com as despesas de camuflar o carro. A ideia deu certo e outros clientes pediram para dirigir a 'Ferrari militar', e Jean decidiu manter a camuflagem, que esconde a inconfundível pintura vermelha 'rosso corsa'.


Exclusividade

Achou caro dirigir uma Ferrari por pouco tempo? Que tal pagar 400 euros por 10 minutos ao volante de um Pagani? A marca que levou o carro mais caro do último Salão do Automóvel de São Paulo, um Zonda R, de R$ 10 milhões, está instalada em um discreto prédio em Modena. Ali está a sua oportunidade de guiar o superesportivo que chega próximo dos 400 km/h.

Zonda R


Quer ainda mais diversão? Então vá ao Oriente Médio e se esbalde no Ferrari World, o parque de diversões da marca italiana que fica em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Mas isso é assunto para outra pauta!


Serviço

Ferrari: Via Dino Ferrari 43 – 41053 Maranello, Modena - Itália
Tel. 39 (0) 536 949713

Ingresso museu: 13 Euros


Lamborghini: Via Modena, 12
I-40019 Sant’Agata Bolognese (BO)
Italia
Tel. 39 051 6817.611


Ingresso museu: 13 Euros

 

* Conteúdo originalmente publicado na revista Ragga. Clique aqui para ler e assistir o teste  do modelo 599 GTB feito por Emílio Camanzi em Maranello