Após alguns meses de mistério, a Fiat finalmente revelou qual será o nome da sua nova picape média: Fiat Titano! O modelo, baseado na Peugeot Landtrek, foi confirmado para o Brasil no ano passado e deverá chegar já no segundo semestre deste ano.
Segundo a Fiat, o nome Titano remete a um imponente personagem da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder. Ao mesmo tempo, a associação do termo ao metal titânio, um dos mais resistentes da indústria, também é evidente.
Sendo assim, fica claro a construção de sentidos que a Fiat pretendeu conferir a nova picape com este nome: um veículo imponente, forte e robusto.
A marca também divulgou um vídeo contendo spoilers da nova Titano:
Pelas imagens, já é possível ter uma ideia acerca da aparência externa da caminhonete. As linhas da grande são grossas e robustas, tendo, no meio, o logotipo Fiat e, na parte inferior, o emblema Fiat Flag - as quatro barrinhas inclinadas nas cores verde, branco e vermelho. Elas representam o movimento de reposicionamento da marca.
Ao mesmo tempo, também são mostradas a silhueta lateral, que confirma a robustez da picape e a presença do rack de teto e do santantônio. Na traseira está o mini letreiro "Titano".
De acordo com a Fiat, mais detalhes sobre o modelo serão lançados aos poucos. Confira o que já se sabe até agora:
Fiat Titano será uma Peugeot Landtrek; como assim?
Na verdade, a nova caminhonete média da Fiat não será uma novidade tão grande assim... Isso porque o veículo nada mais é que uma versão retrabalhada da Peugeot Landtrek (picape já vendida no exterior), mas com o escudo da Fiat na grade.
O que aconteceu foi que, para o Brasil, a Stellantis optou por mudar de estratégia e trazer a picape como uma da Fiat, e não da Peugeot.
O Vrum publicou um flagrante da Titano há pouco mais de seis meses. Foi o leitor Bernardo Greco que fotografou duas unidades da caminhonete dando sopa em Belo Horizonte.
Posicionada acima da Toro, ela terá provavelmente as mesmas dimensões da Landtrek: 5,33 metros de comprimento, 1,96m de largura, 1,82m de altura e 3,18m de entre-eixos.
Quanto à motorização, o esperado é que a Titano chegue com um conjunto diferente do presente na picape da marca francesa. Os rumores apostam na adoção de propulsor 2.2 turbodiesel emprestado da van Ducato. O motor receberá novo ajuste e deverá entregar 200cv de potência e 45,9kgfm de torque.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!