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Nova caminhonete da Fiat: flagramos o clone da Peugeot Landtrek

Picape maior que Strada e Toro chega ao mercado no ano que vem: produção ficará a cargo de fábrica na Argentina

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Nova caminhonete da Fiat compartilha a carroceria com a Peugeot Landtrek
Nova caminhonete da Fiat compartilha a carroceria com a Peugeot Landtrek Foto: Nova caminhonete da Fiat compartilha a carroceria com a Peugeot Landtrek

Protótipos da nova caminhonete da Fiat já estão rodando em testes pelos Brasil. É o que mostra um flagra do VRUM, que avistou duas unidades da picape circulando por Belo Horizonte. Ambos os veículos, na verdade, são exemplares da Peugeot Landtrek, que tem origem no mesmo projeto e serve de base para o desenvolvimento. O lançamento está previsto para 2023.

Vale lembrar que tanto a Fiat quanto a Peugeot integram a Stellantis, o que permite que ambas dividam não apenas o projeto, mas também a fabricação da nova caminhonete. Será uma estratégia semelhante à adotada com o Fiorino furgão, que ganhou um clone da marca francesa, batizado de Partner Rapid.

Porém, ainda não está claro se os dois modelos vão conviver. Está decidido que a caminhonete será vendida com a marca Fiat no Brasil, mas não há confirmação de que o mercado nacional receberá também a variante da Peugeot: esta, por sua vez, é dada como certa em outros países da América do Sul. Seja como for, a produção ficará a cargo da fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina.

A Fiat tem tradição no mercado de caminhonetes, mas apenas nos segmentos de compactas, com Fiorino e Strada, e de médias, com a Toro. Com a nova picape, a marca finalmente vai adentrar no segmento de modelos maiores, dominado pela Toyota Hilux.

Como será a caminhonete da Fiat?

A nova caminhonete da Fiat será um clone da Peugeot Landtrek. De acordo com o site Autos Segredos, ambas compartilharão a carroceria e a mecânica, formada por motor 2.0 turbodiesel (que é diferente daquele utilizado pela Toro e pelo Jeep Compass) e por um câmbio automático de seis marchas. Claro, haverá também tração 4x4.

Na arquitetura, a picape utiliza o tradicional chassi, e não uma estrutura do tipo monobloco. O projeto é anterior à formação da Stellantis e surgiu de uma parceria da Peugeot com a marca chinesa Changan, que também tem uma variação própria da caminhonete para o mercado local, batizada de Hunter. 

Já testamos a Toro, maior caminhonete que a Fiat vende atualmente no Brasil, com o novo motor 1.3 turboflex: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=y7WXBGCRzVU