A s picapes estão dando o ar da graça para o VRUM nesta semana. Após o flagra da nova caminhonete da Fiat, baseada na Peugeot Landtrek, foi a vez de avistar a RAM 1200 circulando em testes. O modelo não está em fase final de desenvolvimento: por isso, ainda emprega a carroceria da Toro, com a qual compartilhará a plataforma.
Pode parecer estranho, mas utilizar veículos já existentes para começar a desenvolver novos produtos é uma prática absolutamente comum na indústria. Nesse tipo de situação, se diz que determinado modelo - no caso, a Fiat Toro - está servindo de "mula" para o outro. Vale lembrar que todas essas marcas integram o Grupo Stellantis.
Quem revelou, em primeira mão, o desenvolvimento da nova caminhonete RAM 1200 foi o site Autos Segredos. Posteriormente, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, confirmou o desenvolvimento da picape. O que denuncia que o modelo não é uma Toro comum é a presença de discos na rodas traseiras, além da maior altura do solo.
A nova caminhonete RAM 1200 utilizará a plataforma Small Wide 4x4, utilizada também pela linha nacional da Jeep, composta por Renegade, Compass e Commander. Logicamente, tal qual esses modelos, a picape terá estrutura do tipo monobloco e será produzida em Goiana (PE).
Nova caminhonete RAM 1200 chega em 2024
Segundo o Autos Segredos, a carroceria será exclusiva, com comprimento maior que o da Toro, para aumentar tanto a área da caçamba quanto o espaço interno. A expectativa é que a nova caminhonete RAM 1200 utilize motores turboflex e turbodiesel. Claro, não vai faltar sistema de tração integral e câmbio automático.
Porém, o lançamento não deverá ocorrer antes de 2024: ela chegará ao mercado depois da já citada picape da Fiat, baseada na Peugeot Landtrek, que está prevista já para 2023. A nova caminhonete 1200 ocupará a posição de modelo de entrada para a marca RAM no Brasil.
Já testamos a RAM 1500 Rebel: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!