O lendário Ford Bronco está de volta. Porém, agora, o modelo deu origem a uma submarca da Ford focada em veículos 4x4. “De cara” já foram apresentados três modelos da família. Dois são releituras do Bronco clássico, de 1966 (confira aqui a história do Ford Bronco), um de duas portas e outro inédito de quatro portas. O terceiro é um SUV de porte médio que tem grandes chances de ser vendido no Brasil.
Por uma questão de respeito a um modelo tão cultuado, vamos começar pelo novo Bronco, que volta ao mercado no segundo trimestre de 2021 em sexta geração, 25 anos após ter saído de linha, em 1996. Aqui a ideia é oferecer o melhor do 4x4, batendo de frente com outro clássico, o Jeep Wrangler. O veículo é construído sobre um chassi de aço de alta resistência, enquanto a carroceria é protegida por uma gaiola feita com este mesmo material.
Uma característica muito bacana é que esses jipinhos podem se “despir” de partes da carroceria, o que dá uma enorme sensação de liberdade. Assim, portas podem ser retiradas e guardadas em bolsas feitas especialmente para protegê-las. Da mesma forma, os tetos rígidos são divididos em seções (três peças no modelo duas portas e quatro peças na carroceria de quatro portas). O Bronco de quatro portas também traz capota em tecido.
São duas opções de motor, ambas a gasolina da família EcoBoost. O mais forte é um V6 de 2.7 litros, com 310cv de potência e 55,3kgfm de torque. O outro também não é ruim, um 2.3 litros com 270cv e 42,8kgfm. O câmbio pode ser manual de sete marchas ou automático de dez velocidades.
A tração é 4x4 sob demanda, com sete modos: normal, esportivo, eco, baja, areia, lama e pedra. Usando pneus com 35 polegadas de diâmetro (opcionais), a altura em relação ao solo é de 29,4 centímetros, e a capacidade de transpor terrenos alagados é de 85cm. Os ângulo de entrada e de saída são respectivamente de 29 e 37,2 graus.
No interior, o painel foi inspirado na primeira geração do modelo, mas agora o volante não traz mais a logomarca da Ford, mas a logomarca do cavalo Bronco. Os material usados agora são bem mais nobres, incluindo apliques em couro. Os bancos são confortáveis como poltronas e, além do seletor eletrônico de tração, o console central oferece um grande apoio de braço. Para facilitar a limpeza depois da aventura na trilha, o piso emborrachado é completamente lavável e traz drenos integrados. Também é impossível não perceber o telão de 12 polegadas da central multimídia Sync 4, que se destaca pelo sistema de navegação off-road. O sistema também está disponível em um display de 8 polegadas.
Os veículos serão fabricados na planta de Wayne, no Michigan, já no início de 2021. Portanto, ainda haverá um lançamento oficial do novo Bronco, quando serão revelados mais detalhes, versões, lista de conteúdos, acessórios e preços. Por enquanto foi revelado que o Bronco de duas portas será vendido a partir de 29.995 dólares.
Bronco Sport: espere por este SUV aqui no Brasil
Já o Bronco Sport é uma fusão entre as linhas retilíneas de um jipe e o porte de um utilitário-esportivo, como o Jeep Renegade. Mas suas dimensões – 4,38 metros de comprimento e 2,67m de distância entre-eixos – são de SUV médio, segmento onde a Ford vai brigar em breve com o Territory. Devido a sua linhagem icônica e os atributos para o fora de estrada, a estratégia da marca com o Bronco Sport será um pouco diferente.
Por se tratar de uma marca nova, ainda é difícil analisar como algum modelo da família Bronco seria posicionado no Brasil. Talvez, uma espiada no mercado americano nos dê um norte. Nos Estados Unidos, o Bronco Sport de entrada não vai custar muito menos que o Bronco clássico: R$ 28.155. Usamos como comparação o Discovery Sport, modelo mais barato da Land Rover, marca também dedicada apenas ao 4x4, que por lá custa 37.800 dolares. Ou seja, o Bronco Sport é 25% mais barato que o Discovery Sport.
Se levarmos em consideração que o modelo de entrada da Land Rover custa por aqui R$ 232.500, podemos esperar que o “Bronquinho” chegue por aqui custando algo em torno dos R$ 180 mil, duelando, entre outros modelos, com as versões a diesel mais caras do Compass. Um fator que pode tornar seu preço mais atraente é o fato de ser fabricado no México, o que o isenta de imposto de importação.
Umas das diferenças em relação ao Bronco clássico é que o Sport traz estrutura em monobloco. Mas isso não faz sua ambição para o 4x4 menor. O SUV é capaz de passar ileso por um nível d’água com até 60 centímetros e seu vão livre é de 22,4 centímetros. A versão mais casca grossa Badlands oferece sistema de tração mais avançado, suspensão mais robusta, pneus de uso misto com 28,5 polegadas de diâmetro, além do interior com piso emborrachado lavável, revestimentos fáceis de limpar e interruptores de controle selados com silicone.
O Bronco Sport também conta com duas opções de motor, ambos da família EcoBoost: o mais poderoso é o 2.0 de 250cv de potência e 38kgfmde torque; enquanto as versões de entrada trazem o 1.5 de 181cv e 26,2kgfm. Para ambos, o câmbio aplicado é o automático de oito marchas. Tração 4x4 é padrão em toda a linha, incluindo quatro modos de tração: normal, esportivo, eco e areia. Todos os modelos apresentam suspensão dianteira e traseira independentes.
O painel é como o de qualquer automóvel da Ford. No centro, a tela de 8 polegadas comanda a central multimídia Sync 3, com a Apple CarPlay e Android Auto. Alguns detalhes adicionam praticidade e originalidade ao modelo, como um porta-trecos fechado por zíper no encosto do banco dianteiro ou um abridor de garrafa integrado ao vão do porta-malas.
O Bronco Sport chega às concessionárias americanas só no final do ano. Como o modelo ainda não foi lançado, também faltam muitos detalhes sobre o conteúdo. Mas a marca já adiantou que o sistema Ford Co-Pilot360 é de série, trazendo funções como o assistente pré-colisão, detector de pedestre, frenagem automática de emergência, aviso de colisão dianteira, sensores de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência na faixa de rodagem, farol alto automático e câmera de ré.