De acordo com a Revista Quatro Rodas, o grupo Stellantis vem desenvolvendo a nova geração do Peugeot 2008 de forma adaptada para os mercados de países "mais pobres", incluindo o brasileiro.
De acordo com a matéria publicada, o novo SUV tem a ambição de “matar” o VW T-Cross e ele será fabricado na Argentina entre 2023 e 2024.
A nova geração do Peugeot 2008 no Brasil está atrasada
No Brasil, o Peugeot 2008 segue com o mesmo desenho e visual por quase 10 anos. No entanto, evoluir para a geração seguinte, como a da França, por exemplo, é inviável, porque lá ela já custa 30 mil euros (aproximadamente R$ 160 mil). Nessa faixa, certamente, o modelo seria pouco competitivo por aqui, já que estaria muito fora do orçamento do consumidor brasileiro.
É por isso, então, que a montadora idealizou um novo Peugeot 2008 mais simples e barato para os mercados sul-americanos.
A principal diferença diz respeito ao motor, que deixará de ser o 1.2 turbo europeu para dar lugar ao 1.0 turboflex (T200) do Fiat Pulse.
O propulsor três cilindros é produzido fábrica da Fiat em Betim (MG). Ele, juntamente com a adoção do câmbio CVT, será o primeiro passo para a redução do preço do Peugeot 2008.
Além disso, diferentemente do modelo europeu, o novo SUV argentino será flex e, assim, poderá ser abastecido com etanol também. O resultado será um desempenho pouco inferior ao do seu correspondente europeu "rico": 130cv e 20,4kgfm aqui e 132cv e 23kgfm lá.
Pode-se pressupor, também, que o novo 2008 terá versões ainda mais baratas, equipadas com rodas de aço, por exemplo.
O VRUM já testou o Peugeot 2008 antigo; assista o vídeo: