A General Motors anunciou que a produção da nova Montana já foi iniciada. A picape está sendo fabricada no complexo industrial da GM em São Caetano do Sul, São Paulo.
As primeiras unidades serão destinadas aos consumidores que adquiriram o modelo no fim do ano passado, em uma ação especial de pré-venda promovida pela marca. Depois disso, a nova Montana começa a chegar às concessionárias Chevrolet de todo o país, a partir de meados de fevereiro.
“A nova Montana é considerada o lançamento mais aguardado de 2023, tanto por seu conceito inovador como por seu grande potencial de mercado. Além do lote inaugural de dois mil veículos ter sido adquirido logo na fase de pré-venda, temos outros milhares de pedidos registrados na rede Chevrolet. Vamos trabalhar em ritmo acelerado para conseguir atender a todos no menor tempo possível”.
Kleusner Lopes, diretor de vendas nacional da GM.
A nova Montana será ofertada em quatro opções de acabamento
A nova picape da Chevrolet estará disponível em quatro opções de acabamento. Todas elas serão bem equipadas, o que inclui motor turbo, seis airbags, Wi-Fi e OnStar de série, por exemplo.
Duas versões terão transmissão automática (Premier e LTZ), e duas, câmbio manual (LT e LS).
Segundo a marca, o grande diferencial da nova Montana está na junção de conforto e dirigibilidade de um SUV com a robustez e a versatilidade de uma verdadeira caminhonete.
Além disso, a picape oferecerá proposta inédita da caçamba inteligente Multi-Flex, projetada para funcionar como uma espécie de porta-malas gigante. Ela traz um sistema avançado de vedação da capota marítima.
Complexo de São Caetano do Sul recebeu 4 mil m² de novas instalações
O complexo industrial da General Motors em São Caetano do Sul passou por mudanças, durante mais de um ano, para receber a nova Montana. As obras foram executadas em etapas para que, assim, fossem evitadas grandes interrupções na linha, que já montava o Tracker e o Spin.
Ao todo, foram 4 mil m² de novas instalações. Isso permitiu uma completa readequação do fluxo fabril, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão e onde operam 274 novos robôs, elevando o nível de automação e a segurança dos operadores. Além disso, foi instalada uma espécie de scanner no fim da linha que faz a conferência da montagem da carroceria usando um protocolo de inteligência artificial.
Outro destaque foi a instalação da nova prensa da GM. A máquina, com 96 metros de comprimento, por 12 metros de largura e 18 metros de altura, ocupa quase um quarteirão, tendo capacidade para estampar até 30 mil peças ao dia, como capô, para-lamas, portas e tampa traseira.
Este volume é duas vezes maior do que o correspondente aos modelos tradicionais da geração anterior e, ao mesmo tempo, ele consume aproximadamente metade da energia elétrica. Este foco sustentável guiou grande parte dos processos de reformulação por parte da Chevrolet na fábrica.
A atualização do complexo e o desenvolvimento da nova Montana fazem parte do atual ciclo de investimento de R$ 10 bilhões da empresa. Ele continuará sendo aplicado até meados da década no país.
O VRUM conferiu de perto a nova Montana 2023; confira o vídeo!