Com prazo de chegada ao Brasil definido para o segundo semestre de 2023, a nova Ranger já está à venda nos Estados Unidos. A caminhonete da Ford é montada sobre uma versão atualizada da plataforma T6 e oferece um motor EcoBoost V6 de 2,7 litros. Já a variante Raptor traz um EcoBoost de 3,0 litros, com 405 cv de potência.
A nova Ranger possui uma distância entre eixos ligeiramente mais longa que suas antecessoras, bem como uma bitola (distância entre a roda esquerda e direita do mesmo eixo) maior. A versão da Ranger americana está disponível exclusivamente como cabine dupla.
Com sua arquitetura atualizada, a capacidade de reboque da picape pode chegar a 3.400 kg. Além disso, a nova Ranger vem somente com câmbio automático de 10 marchas e maior espaço interno que suas antecessoras.
No que diz respeito a tecnologia, a nova Ranger conta com uma central multimídia vertical maior, de 12 polegadas. Além disso, apresenta o Pro Trailer Backup Assist, sistema de informações de ponto cego adequado para trailers, Adaptative Cruise com Start&Stop e Active Park Assist.
Quanto aos valores, a nova Ranger 2024 chega aos Estados Unidos por $ 34.160 (R$168 mil), no modelo XL básico, de entrada, e pode passar de $ 56.960 (R$281 mil), nas versões especiais da Raptor.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!
E no Brasil: o que esperamos da Nova Ranger 2024?
Em linhas gerais, a nova picape vem igual à similar vendida na Ásia, principal mercado do modelo. A renovação inclui, além de uma reestilização que alterou profundamente a dianteira e a traseira – a seção central da carroceria não mudou -, um novo interior, mais tecnológico e sofisticado.
Sob o capô, a nova Ranger conta com outro motor, nesse caso um 3.0 V6 turbodiesel, em conjunto com um câmbio automático de 10 marchas. Em outros mercados, esse propulsor desenvolve 240 cv de potência e 61,2 kgm de torque, mas tais números talvez mudem um pouco em função da calibração local.
O novo motor V6 equipará as versões mais caras da nova Ford Ranger. As opções mais simples da gama terão um 2.0 turbodiesel, de quatro cilindros, inédito. Nesse caso, o câmbio automático terá seis marchas. Ambas as motorizações terão tração 4×4.
O VRUM teve a oportunidade conhecer a nova Ranger pessoalmente, veja o que descobrimos aqui