Originalmente, o BMW X2 era um SUV com tendências cupê, já que a carroceria era levemente inclinada na altura da coluna C. Agora, na nova geração, que acaba de ser apresentada pela marca, o modelo assume de vez essa classificação, adotando uma queda bastante acentuada no teto, na coluna C e tampa do porta-malas.
Além da nova silhueta mais curvilínea, o X2 também ficou significativamente maior, com 4,554m de comprimento, 2,692m de distância entre-eixos, 1,845m de largura e 1,590m de altura. Os aumentos foram de 194mm, 22mm, 21mm e 64mm em cada medida, respectivamente.
Outra grande novidade da nova geração do BMW X2 é, enfim, a sua nova versão 100% elétrica, o iX2, equipado com dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Juntos, eles somam até 313cv e 50,3kgfm de torque. A autonomia é de até 449 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.
Novo BMW X2 ainda guarda semelhanças com o X1
Desde o seu primeiro lançamento no mercado, o BMW X2 sempre herdou características visuais do X1, mas em uma pegada mais esportiva. Porém, agora com a nova geração, a traseira e as laterais do modelo se distanciaram do X1 em termos de aparência, já que assumirem o estilo cupê mais acentuado, como dito. Por outro lado, a dianteira ainda mantém semelhanças bem perceptíveis.
Apesar disso, algumas das diferenças trazidas pela nova geração foram a grade dupla com desenho diferente e mais pontudo; o para-choque com linhas mais robustas e tomada de ar inferior em formato de “A”; e os faróis com formato levemente mais estreitos.
A parte inferior da carroceria é idêntica à do X1, assim como as maçanetas embutidas nas laterais. Na caixa de rodas traseira, o novo X2 traz um aspecto mais robusto e largo, dando ênfase à sua proposta mais esportiva.
Interior
No interior do novo BMW X2 as semelhanças com o X1 são ainda mais evidentes. No painel, há duas telas: uma de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 10,7 polegadas para a central multimídia.
Na parte frontal do console central estão dois porta-copos e uma bandeja para smartphone com iluminação indireta e carregamento sem fio. Entre os equipamentos, destacam-se ar-condicionado de duas zonas e diversos sistemas de condução auxiliares ao motorista.
Além disso, apesar do caimento cupê – que costuma tomar um espaço considerável dos ocupantes da segunda fileira – na nova geração do BMW X2, isso não é um problema, já que a queda se inicia na carroceria somente após o fim da cabine.
Por fim, os bancos e painéis frontal e de portas terão acabamento que mescla couro sintético e suede. Para os ocupantes da segunda fileira ainda há saída de ar-condicionado e duas portas USB do tipo C.
O BMW X2 será lançado no Salão de Automóvel do Japão neste mês. Já a opção elétrica iX2 chega depois, em março de 2024. No Brasil, ainda não há data de chegada.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!