UAI

Novo BMW X2 vira SUV cupê e ganha versão 100% elétrica; confira todas as novidades

Modelo estreia na segunda geração com tamanho significativamente maior

Publicidade
Modelo será lançado no Salão de Automóvel do Japão neste mês
Modelo será lançado no Salão de Automóvel do Japão neste mês Foto: Modelo será lançado no Salão de Automóvel do Japão neste mês

Originalmente, o BMW X2 era um SUV com tendências cupê, já que a carroceria era levemente inclinada na altura da coluna C. Agora, na nova geração, que acaba de ser apresentada pela marca, o modelo assume de vez essa classificação, adotando uma queda bastante acentuada no teto, na coluna C e tampa do porta-malas.

Além da nova silhueta mais curvilínea, o X2 também ficou significativamente maior, com 4,554m de comprimento, 2,692m de distância entre-eixos, 1,845m de largura e 1,590m de altura. Os aumentos foram de 194mm, 22mm, 21mm e 64mm em cada medida, respectivamente.

Outra grande novidade da nova geração do BMW X2 é, enfim, a sua nova versão 100% elétrica, o iX2, equipado com dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Juntos, eles somam até 313cv e 50,3kgfm de torque. A autonomia é de até 449 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.

Novo BMW X2 ainda guarda semelhanças com o X1

Desde o seu primeiro lançamento no mercado, o BMW X2 sempre herdou características visuais do X1, mas em uma pegada mais esportiva. Porém, agora com a nova geração, a traseira e as laterais do modelo se distanciaram do X1 em termos de aparência, já que assumirem o estilo cupê mais acentuado, como dito. Por outro lado, a dianteira ainda mantém semelhanças bem perceptíveis.

Apesar disso, algumas das diferenças trazidas pela nova geração foram a grade dupla com desenho diferente e mais pontudo; o para-choque com linhas mais robustas e tomada de ar inferior em formato de “A”; e os faróis com formato levemente mais estreitos.

A parte inferior da carroceria é idêntica à do X1, assim como as maçanetas embutidas nas laterais. Na caixa de rodas traseira, o novo X2 traz um aspecto mais robusto e largo, dando ênfase à sua proposta mais esportiva.

Interior

No interior do novo BMW X2 as semelhanças com o X1 são ainda mais evidentes. No painel, há duas telas: uma de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 10,7 polegadas para a central multimídia.

Na parte frontal do console central estão dois porta-copos e uma bandeja para smartphone com iluminação indireta e carregamento sem fio. Entre os equipamentos, destacam-se ar-condicionado de duas zonas e diversos sistemas de condução auxiliares ao motorista.

Além disso, apesar do caimento cupê – que costuma tomar um espaço considerável dos ocupantes da segunda fileira – na nova geração do BMW X2, isso não é um problema, já que a queda se inicia na carroceria somente após o fim da cabine.

Por fim, os bancos e painéis frontal e de portas terão acabamento que mescla couro sintético e suede. Para os ocupantes da segunda fileira ainda há saída de ar-condicionado e duas portas USB do tipo C.

O BMW X2 será lançado no Salão de Automóvel do Japão neste mês. Já a opção elétrica iX2 chega depois, em março de 2024. No Brasil, ainda não há data de chegada.