A BMW do Brasil surfa na onda dos utilitários-esportivos e traz para o mercado nacional o novo X6 M, modelo produzido em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, que estará disponível nas concessionárias da marca em setembro. O modelo tem estilo cupê e chega com motor V8, tração integral e o pacote M Sport, que agrega elementos no visual e no conjunto mecânico. Além disso, o novo BMW X6 M muita tecnologia, com reconhecimento noturno de pedestres e sistemas assistentes de condução semiautônomas.
A BMW afirma que o X6 M é precursor no segmento de utilitários esportivos cupês e o classifica como um Sport Activity Vehicle (SAV) por proporcionar alto desempenho como os esportivos da família M. O SUV tem formas robustas, musculosas, e será vendido no Brasil em oito opções de cores de carroceria: branco Alpino, Carbon Black, preto Safira, Marina Bay Blue, branco Mineral, cinza Donington, Manhattan e Toronto Red. Da grife BMW M, o novo X6 traz conjunto óptico Laserlight, para-choque dianteiro exclusivo e saias laterais, além de teto solar panorâmico e moldura da janela com acabamento em High-Gloss Shadow Line.
O interior traz cinco opções de revestimento, todas em couro merino, em variações de cinza e preto. O revestimento do teto é feito em Anthracite e os acabamentos têm detalhes em fibra de carbono. Para o entretenimento, o novo BMW X6 M vem equipado com sistema de áudio da Harman Kardon, e o conforto é garantido pelo ar-condicionado automático digital com controle de quatro zonas. Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Motorista e passageiros contam ainda com porta-copos com aquecimento e resfrigeração.
TECNOLOGIA O pack tecnológico do novo X6 M pode ter atualização remota e gratuita de software. O modelo conta com assistente de condução autônoma Driving Assistant Professional, que facilita a vida do motorista em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas, assumindo a direção. Para estacionar o SUV, o Parking Assistant Plus presta o auxílio luxuoso, colocando o carro na vaga automaticamente com a ajuda de câmeras e sensores.
No quesito segurança, destaque para o Night Vision, tecnologia que identifica pedestres e animais com antecedência em situações de pouca visibilidade. O pacote inclui airbags frontais, dianteiros laterais e de cortina; controles de estabilidade e tração e monitoramento da pressão dos pneus. O modelo traz ainda o BMW Live Cockpit Professional, sistema auxiliar de condução que executa inúmeras funções no veículo por intermédio de comandos por voz, além do BMW Intelligent Personal Assistant, dispositivo de inteligência artificial ativado pela voz do usuário por meio da frase “Olá, BMW” ou qualquer outra previamente programada. É só pedir que o sistema liga o ar-condicionado e altera a temperatura, além de outras funções.
Mas os ocupantes do BMW X6 M contam ainda com chamada de emergência inteligente; BMW Teleservices; serviços Connected Drive (BMW on-line, englobando portal de notícias, clima e aplicativos); serviços remotos (permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo por meio de smartphones Android e iOS); preparação para Apple CarPlay; informações de trânsito em tempo real e concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana. Bem à frente do motorista, o head-up display colorido projeta de todas as informações necessárias, como a rota do sistema de navegação e a velocidade do veículo.
MOTOR Para garantir a esportividade do SUV, o BMW X6 M traz sob o capô um motor V8 de 4.4 litros a gasolina, que desenvolve 600cv e 76,50kgfm de torque entre 1.800rpm e 5.860rpm. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração é integral. Com esse conjunto, o modelo acelera até os 100km/h em 3,8 segundos, com máxima de 290km/h. As rodas do SUV esportivo são M Star Spoke de 21 polegadas na dianteira e 22 polegadas na traseira, calçadas com pneus 295/35 e 315/30, respectivamente. E para segurar a fera, freio a discos ventilados e eletrônica nas quatro rodas.
O pacote M Sport reforça a esportividade com mudanças no diferencial e no sistema exaustor, com sonoridade singular. O motorista pode escolher ainda dois modos de condução M Drive (M1 e M2), que possibilitam personalizar configurações com ajustes no motor, direção, transmissão e controle de estabilidade. Se você gostou do produto, basta desembolsar R$ 890.950 e aguardar setembro chegar para retirar um exemplar na concessionária.