UAI

Novo Citroën C3 Aircross é flagrado; SUV será feito no Brasil

Confira o que já sabemos sobre o SUV de sete lugares que será fabricado em Porto Real (RJ) e deve ser lançado no segundo semestre de 2023

Publicidade
Visual promete ser bem semelhante ao do novo Citroën C3
Visual promete ser bem semelhante ao do novo Citroën C3 Foto: Visual promete ser bem semelhante ao do novo Citroën C3

O canal The Car Show flagrou na Índia o que provavelmente será o nosso novo Citroën C3 Aircross, um SUV de sete lugares que será fabricado no Brasil. Trata-se do Projeto CC24, o segundo integrante da família C-Cubed, voltada para os mercados emergentes em que a marca francesa atua, que teve início com o lançamento do novo C3.

Citroën C3 2023: com apenas dois airbags, a partir de R$ 68.990

A família C-Cubed terá três integrantes, um lançado a cada ano. Como o hatch acaba de chegar ao Brasil, o novo Citroën C3 Aircross é aguardado para o segundo semestre de 2023. Se tudo correr como o planejado, em 2024 a Citroën pretende lançar um sedã no Brasil, intenção que deve ser aguardada com cautela, já que o segmento não vai muito bem por aqui.

Novo Citroën C3 Aircross é versão anabolizada do hatchback

O SUV será construído sobre a plataforma CMP, a mesma utilizada no novo C3, fabricado em Porto Real (RJ). A dianteira do protótipo flagrado indica que a dianteira segue a mesma linha do hatchback, com os prolongamentos dos chevrons formando um "Y" no grupo óptico dianteiro e os faróis integrados ao para-choque.

Em relação ao C3, os para-lamas são mais encorpados, o balanço traseiro é mais longo e, naturalmente, a distância entre-eixos é maior que o do hatch, já que se trata de um SUV de sete lugares. Nas laterais, as portas parecem ter a mesma estampa do hatch, o que ajuda na economia de escala. Na traseira, as lanternas têm desenho semelhante ao irmão menor e a tampa parece bem maior.

As prováveis motorizações do SUV de 7 lugares

O protótipo traz o mesmo interior do novo C3. Volante, quadro de instrumentos, tela de 10 polegadas do multimídia, comandos, console central e as saídas do ar-condicionado são idênticos. O mais provável é que esse protótipo não traga o interior definitivo do novo Citroën C3 Aircross, já que seria muito feio oferecer o mesmo interior em ambos os modelos.

Sob o capô do SUV, espere o mesmo motor 1.6 da PSA que já equipa o C3, porém nas versões de entrada. Também não se pode descartar a opção pelo motor 1.3 Firefly para os pacotes mais baratos. Já as versões mais caras devem utilizar o propulsor 1.0 turbo (o T200) que, por exemplo, já equipa o Fiat Pulse.

https://www.youtube.com/watch?v=j9BO_QcL9Jc