UAI

Novo Classe E Coupé completa família da Mercedes-Benz com direção semiautônoma

Terceiro integrante da nova família Classe E, modelo Coupé ficou 1,5cm mais baixo que o sedã, herdando interior parecido e tecnologias de direção semiautônoma

Publicidade
Novo Classe E Coupé completa família da Mercedes-Benz com direção semiautônoma
Novo Classe E Coupé completa família da Mercedes-Benz com direção semiautônoma Foto: Novo Classe E Coupé completa família da Mercedes-Benz com direção semiautônoma

A Mercedes-Benz revelou as primeiras fotos e informações da nova geração do Classe E Coupé, terceiro integrante da família já composta pelo sedã (que acaba de chegar ao Brasil) e perua. Aguardado para o Salão de Detroit, de 8 a 22 de janeiro, quando fará sua primeira aparição pública, o duas portas ganhou visual frontal que remete ao cupê Classe C, de menores dimensões, e visual traseiro que lembra o S, topo da gama. Porém manteve um detalhe marcante: a janela lateral com divisória, parte da área lateral envidraçada sem coluna central e moldura nas janelas.

A gama inclui quatro opções de motor turbo, sendo três a gasolina (E 200 quatro cilindros 2.0 de 184cv, E 300 2.0 de 245cv e E 400 3.0 V6 de 333cv) e uma a diesel (E 200 D, também quatro cilindros 2.0 de 194cv), exclusiva para o mercado europeu. Todas com câmbio automático de nove velocidades.

Com faróis full led, interior bem parecido e tecnologias de direção semiautônoma já presentes no sedã, como controle e programação automática de distância dos veículos à frente a até 210km/h (Drive Pilot) e assistente ativo de frenagem (Active Brake Assist), o novo Classe E Coupé ficou 1,5cm mais baixo que o três volumes. A suspensão pode ser regulada em três opções: Direct Control (padrão), Dynamic Body Control (amortecedores eletronicamente ajustáveis em Comfort, Sport e Sport%2b) e Air Body Control (molas a ar a ar, nos modos Comfort, ECO, Sport e Sport ).

Detalhe interessante, opcional, é o Magic Vision Control, sistema que dentre outras funcionalidades esquenta as palhetas do para-brisa para melhor limpeza do vidro em invernos rigorosos.



As dimensões também cresceram consideravelmente. O Classe E Coupé agora mede 4,83m de comprimento (eram 4,70m do anterior), 1,86m de largura (1,79m) e 1,43m de altura (1,40m). A distância entre-eixos passou de 2,76m para 2,87m e as bitolas também estão maiores, com 1,61m nos dois eixos, melhorando o comportamento dinâmico, segundo a Mercedes-Benz.

MOTORIZAÇÃO Configuração de entrada, o E 200 Coupé vem com um motor 2.0 turbo de 184cv e 30,6kgfm de torque, acelerando até 100km/h em 7,8 segundos e alcançando 240km/h. A E 300 Coupé eleva a potência do 2.0 quatro cilindros para 245cv com 37,7kgfm de torque, 0 a 100km/h em 6,4 e máxima de 250km/h (limitada eletronicamente), números que passam para 333cv, 49kgfm, 5,3s e 250km/h no E 400 Coupé 4Matic e 194cv, 40,8kgfm, 7,4s e 242km/h no E 200 D Coupé. A tração integral é de série no E 400 Coupé 4Matic na Europa e opcional nos Estados Unidos, onde o padrão é a tração traseira.

Em 2017 virão as versões esportivas preparadas pela Mercedes-AMG, com motor V6 de cerca de 400cv e a E63, com um V8 estimado em 571cv. As vendas do novo Classe E Coupé começam na Europa e EUA no primeiro semestre do ano que vem.