A Renault acaba de registrar no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a patente de seu novo crossover compacto, um modelo baseado no Dacia Stepway da Europa. A parte boa é que, com o registro, a marca revelou o desenho do veículo. Confira abaixo:
Apesar do interior não ter aparecido, pelas imagens já é possível ter uma ideia de como será o visual externo do novo Renault.
A parte dianteira conta com faróis diurnos afilados, assim como a grade frontal, que também é alongada nas laterais. A entrada de ar também será bastante ampla. A coluna C tem linhas elevadas e as lanternas têm formato de "C".
O modelo, que já foi flagrado com camuflagem por aqui, ainda está em gestação na filial brasileira da Renault. Provavelmente ele será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
Modelo ocupará o lugar do Renault Stepway
O crossover compacto chegará como o novo Renault Stepway - que originalmente era a versão aventureira do Sandero, retirado de linha em 2022. Na prática, isso significa que o Stepway está ganhando, no mercado brasileiro, uma terceira geração.
Porém, por outro lado, entende-se que o Stepway foi convertido em um modelo novo, afinal o crossover terá, inclusive, um nome diferente (ainda não revelado) para desvinculá-lo do modelo anterior.
A conversão foi necessária devido à mudança estratégica da Renault, que passou a focar em carros de maior valor agregado. Dessa forma, a ideia inicial de trazer ao mercado nacional o novo Sandero Stepway da Europa, onde veículo é vendido pela Dacia (marca da Renault de veículos mais baratos), foi inviabilizada.
O novo crossover também chegará aqui como um provável rival do Fiat Pulse.
Motorização
Em relação à motorização, o novo crossover compacto da Renault deverá vir equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros. O conjunto entregará até 100cv de potência e por volta dos 16kgfm de torque. A transmissão será CVT.