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Fiat Argo pode virar SUV na próxima geração; veja os detalhes

Modelo deve ser parecido com o conceito Centoventi, da Fiat, como o irmão europeu Panda

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Conceito Fiat Centoventi é a inspiração para o design do novo Argo
Conceito Fiat Centoventi é a inspiração para o design do novo Argo Foto: Conceito Fiat Centoventi é a inspiração para o design do novo Argo

Durante evento automotivo no Sindipeças, que aconteceu segunda-feira (24) em São Paulo, o vice-presidente de compras da Stellantis América do Sul, Juliano Almeida, confirmou ao Automotive Business que a Fiat terá um novo produto brasileiro, que deverá ser um SUV que chegará como a nova geração do Fiat Argo.

Além disso, o executivo também revelou que o modelo será construído a partir da plataforma CMP (Common Modular Platform), que, hoje, está por trás dos carros Peugeot 208, Citroën C3 e, em breve, do novo Citroën C3 Aircross.

Fiat Argo automático 2023 vermelho de frente em movimento; modelo pode se transformar em SUV na próxima geração.
Fiat Argo modelo 2023

Novo Fiat Argo será similar ao Panda europeu

De acordo com o Autos Segredos, o novo Argo SUV será similar à nova geração do Fiat Panda europeu, do qual herdará as linhas, que também terão influência e inspiração do conceito Fiat Centoventi.

A principal diferença entre os dois, no entanto, é que o modelo europeu será elétrico e o brasileiro será o primeiro híbrido plug-in, estreando o novo conjunto composto pelo motor 1.0 Turbo Flex T200 associado a outro elétrico.

Além disso o novo Panda deve chegar primeiro na Europa, enquanto o SUV tem previsão de lançamento no Brasil apenas para o período entre o fim de 2025 e início de 2026.

O projeto do novo Argo, chamado de Projeto 328 (ou F1H) , está em andamento na fábrica da Stellantis de Betim (MG).

O veículo deve ser o primeiro projeto Fiat da Stellantis unificado que dará origem a modelos para a Europa e América Latina.

 “Nós herdamos essa plataforma [a CMP] para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim”.

Juliano Almeida

Isso indica que um grande investimento por parte da Stellantis deve ser destinado à planta de Betim para tornar possível o projeto.

O mais provável é que a Fiat use a variante modernizada da CMP, conhecida como STLA Small, para, assim, estar atualizada em relação às operações europeias.